Salário mínimo de São Paulo sobe para R$ 1.804 com sanção de Tarcísio

Foto: Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou nesta terça-feira (3) a lei que eleva o salário mínimo paulista para R$ 1.804. A medida foi publicada no Diário Oficial e representa um reajuste de 10% sobre o piso anterior, fixado em R$ 1.640.


Siga o THMais Campinas no Instagram

O novo valor supera em 18,84% o salário mínimo nacional, atualmente estabelecido em R$ 1.518. Desde 2022, o crescimento acumulado do piso estadual chega a 40,5%, enquanto a inflação do mesmo período, medida pelo INPC, foi de 15,1%.

Durante o encaminhamento do projeto à Assembleia Legislativa, no fim de abril, Tarcísio destacou que o reajuste busca mitigar os impactos da alta no custo de vida. “Estamos falando de um ganho real da ordem de 27% desde a nossa chegada. Conseguimos chegar a um equilíbrio para oferecer o salário mínimo de R$ 1.804. É um recurso que chega em boa hora, no momento em que as pessoas estão pressionadas pelo preço dos alimentos”, afirmou o governador.

Acesse o canal de WhatsApp do THMais Campinas

A proposta foi aprovada pelos deputados estaduais em duas sessões extraordinárias realizadas no último dia 13 de maio. Esta é a terceira vez consecutiva que o piso paulista recebe reajuste acima da inflação. A taxa inflacionária registrada nos últimos 12 meses, segundo o INPC, foi de 4,77%.

Com a medida, São Paulo mantém o maior salário mínimo estadual do país, reforçando o poder de compra de milhares de trabalhadores que atuam sob o regime estadual e não têm piso definido por convenções coletivas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS