Servidor público, esposa e enteada são presos por furto de medicamentos contra o câncer

Operação da policia civil desarticula um esquema criminoso e prende três pessoas envolvidas no furto de 79 caixas de Pembrolizumabe 25MG/ML, destinado ao tratamento de câncer, com um valor total estimado em mais de um milhão de reais.

A polícia civil realizou buscas na residência de um funcionário público que trabalhava na unidade de saúde, foram localizados caixas de isopor usadas para o transporte dos medicamentos, além de outros itens relacionados ao furto.

Posteriormente as investigações também revelaram que a enteada do servidor participava do crime, a família realizava vários envios de objetos suspeitos via correio e transporte aéreo, incluindo medicamentos de alto custo para diferentes localidades do país. Uma dessas encomendas, destinada na data de ontem, 4, a Vitória(ES), foi interceptada pela polícia e está sendo devolvida. As investigações apontam que o genro do servidor público, também estava envolvido no crime, mas fugiu antes da chegada da polícia e segue foragido.

Falta de medicação

Na semana do dia 27 de dezembro de 2023, quando um dos pacientes esteve no local para retirada da medicação, uma das funcionárias se dirigiu até a geladeira onde o produto permanecia abrigado, mas não encontrou. Após vistoriarem todo o local e encontrarem apenas uma caixa.

No local tem duas câmeras se segurança, apenas uma estava funcionando, com baixa qualidade e sem foco, prejudicando a identificação da ação. Os três suspeitos foram presos em flagrante por receptação qualificada, participação em organização criminosa e falsificação de medicamentos. A polícia segue com as investigações.

O caso

A Polícia Civil investiga o furto de 79 caixas de um medicamento indicado para o tratamento de câncer, em Campinas. As doses foram levadas da farmácia de alto custo da Diretoria Regional de Saúde, que fica avenida Orozimbo Maia, 75, na Vila Itapura.

Cada caixa do medicamento levado, Pembrolizumabe 25MG/ML, custa R$ 14.401,35, totalizando R$ 1.137.706,65. Esse remédio é utilizado para tratamento de câncer. O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas informa que, assim que teve conhecimento de que se tratava de um furto, tomou todas as providências cabíveis, incluindo o registro do Boletim de Ocorrência e a abertura de um novo processo licitatório para a aquisição dos medicamentos.

O DRS também fará o remanejamento do item de outras regiões para suprir a demanda. O local possui controle de entrada e saída de pessoas 24 horas e câmeras de segurança, cujas imagens foram fornecidas à polícia. O DRS está colaborando com as investigações para que as circunstâncias do caso sejam esclarecidas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS