A 13ª edição do ATP Challenger de Campinas ficou marcada com um título do Brasil. O cearense Thiago Monteiro derrotou Camilo Ugo Carabelli de virada, neste domingo, 8. O argentino, número 143 do ranking, venceu o primeiro set por 6 a 3, mas perdeu o segundo por 6 a 4 e o terceiro pelo mesmo placar.
“Com o apoio de um público como este, o mínimo que eu poderia fazer era dar meu máximo dentro de quadra. É uma semana espetacular que coroa o meu trabalho, com o Pablo (Fuentes, seu técnico), meu outro técnico na Argentina, meu psicólogo, minha família, tem todo um time por trás de tudo isso”, finalizou Monteiro.
A última vez que um atleta brasileiro venceu o torneio foi em 2013, dez anos atrás, com Guilherme Clezar, quando superou outro argentino – Facundo Bagnis.
“Isso me ajuda demais a retomar a confiança e seguir os meus objetivos, que primeiramente é voltar ao top 100. Mas, em relação a essa semana, posso dizer: esse título fica aqui no Brasil”.
Antes de começar o ATP Challenger de Campinas, Thiago Monteiro ocupava a posição 150 do ranking mundial, e com o título subiu 27 posições, se tornando o número 123, a frente inclusive do próprio adversário derrota, na posição 143.
Na modalidade de duplas, os argentinos Guido Andreozzi e Guillermo Duran foram campeões.