A lei que determina como infração gravíssima dirigir sob efeito de álcool, completa 15 anos nesta quarta-feira (21/06) no Brasil.
O cenário com a Lei Seca ainda é preocupante, a mistura de álcool e direção já causou pelo menos uma morte por hora no país segundo o levantamento do Ministério da Saúde, em 2021.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, cerca de 76 mil hospitalizações e mais de 10 mil pessoas perderam a vida no mesmo perído por acidentes de trânsito causados pelo álcool.
Este número é ainda mais expressivo quando classificado por gênero já que 85% das internações e quase 90% das mortes, são de pessoas do sexo masculino. Em relação à faixa etária, a população entre 18 e 34 anos de idade é a mais afetada.
Dentre os dados apontados pelo Ministério, é importante analisar sobre a recusa de motoristas em realizar o teste do bafômetro. No ano de 2022 mais de 20 mil motoristas, apenas da região de Campinas (SP), não realizaram o teste do bafômetro, este número representa um aumento de 57% em relação ao mesmo período de 2021.
De acordo com o artigo 165 do código de trânsito brasileiro, dirigir sob efeito de álcool é crime no país, com penalidades de multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O condutor pode perder a carteira nacional de habilitação, dependendo do caso.