O ano de 2023 quebrou o recorde de altas temperaturas já registradas em todo o planeta, é o que afirma o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia. Em meio a onda de calor, estudos mostram que os rins e o coração são os órgãos que mais sofrem por conta das mudanças climáticas.
De acordo com a cardiologista Carla Patrícia, entrevistada no programa Tha com Tudo, o nosso corpo precisa de um equilíbrio de temperatura externa e interna. No entanto, devido à grande amplitude térmica, que muitas vezes acontece em um curto período de tempo, o corpo acaba sofrendo, exemplo disso, a queda de pressão.
O que é a pressão baixa?
De acordo com a OMS, a baixa pressão arterial pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são histórico familiar de pressão baixa ou efeitos colaterais de medicamentos.
O que fazer quando a pressão cai ?
- Mantenha o corpo hidratado, principalmente em dias de calor?
- A ingestão de sal pode ajudar ou até mesmo estabilizar desde que não haja nenhum problema cardíaco;
- Levante as pernas até o nível do coração;
- Mantenha-se sentado;
O que não fazer
- Evite movimentos bruscos;
- Evite esforços e caminhadas;
Como ajudar uma pessoa com baixa pressão?
O primeiro passo é não deixar a pessoa andar. A baixa pressão pode vir associada com desmaios e até mesmo tonturas, por isso é ideal que a pessoa não fique sozinha. Beber água também pode ajudar. Outro caso é deixar a pessoa sentada, se possível. Em casos mais graves, é importante solicitar uma outra ajuda e verificar a todo momento se a pessoa está com os batimentos cardíacos.