Defesa Civil emite alerta para temporais no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um comunicado alertando para a chegada de uma frente fria a partir desta quarta-feira, 25. De acordo com o alerta, há possibilidade de pancadas de chuva com queda de raio e granizo, além de rajadas de vento de até 70km/h.

Na região de Campinas e Sorocaba são esperados acumulados de até 50 milímetros. Já nas regiões de Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte pode chover até 80 milímetros. O alerta deve durar 72 horas.

A maior concentração de chuva é esperada nas regiões de Araçatuba, Barretos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de 100 milímetros.

No comunicado, as autoridades reforçam a importancia dos moradores destas regiões permanecerem atentos às seguintes recomendações

  • Jamais enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa, com 30cm, um automóvel.
  • Pessoas que residem em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento, é comum surgirem rachaduras nas paredes, portas e janelas emperrarem, além de postes e árvores se inclinarem.
  • No litoral, a agitação marítima ficará mais intensa. Por isso, durante o período do alerta, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia. Além disso, a Defesa Civil recomenda o cuidado dobrado com embarcações.

Defesa Civil em prontidão

A Defesa Civil do estado estará de prontidão ao longo destes dias, monitorando em tempo real a evolução da chuva e emitindo os alertas à população pelo SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e no campo da mensagem digitar o CEP da localidade de interesse.

Clique aqui para ver o alerta na íntegra

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS