O período de alta estação vem consolidando o melhor momento do turismo na Paraíba, especialmente na capital João Pessoa, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no estado (ABIH-PB), Gustavo Paulo Neto. Em entrevista ao programa Manhã TH+, da TH+ SBT Tambaú, ele destacou que o setor deve atingir 100% de ocupação hoteleira durante o Réveillon, confirmando a tendência de crescimento registrada ao longo de 2025.
Atualmente, a Grande João Pessoa dispõe de aproximadamente 13 mil leitos, que, de acordo com Gustavo, devem ser totalmente ocupados na virada do ano e ao longo do verão. “Vivemos o melhor momento do turismo paraibano. Isso é fruto de uma sinergia entre o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa, que investiram em divulgação e estruturação do setor”, afirmou.
Divulgação e expansão da rede hoteleira
A promoção do destino em feiras e eventos desde o período pós-pandemia fortaleceu a imagem da Paraíba no cenário nacional. Entre os atributos destacados aos visitantes estão:
- praias preservadas
- povo acolhedor
- boa qualidade de vida
- custo de vida acessível
- gastronomia regional valorizada
- estruturas hoteleiras e de eventos ampliadas
A expansão da rede segue em ritmo acelerado, com atenção especial ao Polo Turístico Cabo Branco, que reúne novos empreendimentos hoteleiros e resorts. Para Gustavo, o complexo não representa concorrência, mas complementa o perfil turístico: “É um novo público que chega, fortalecendo toda a cadeia de serviços e ampliando empregos e arrecadação”.
Interior também ganha força
O avanço do turismo não se limita ao litoral. A projeção para 2026 inclui maior circulação de visitantes em cidades do Brejo, Agreste e Sertão, impulsionados por eventos como o São João de Campina Grande e ações promocionais nacionais.
No início de março, João Pessoa deve sediar a Convenção Internacional da CVC, reunindo mais de 2 mil agentes de viagens para conhecer rotas, serviços e atrativos locais. “É uma oportunidade estratégica para vender melhor o destino Paraíba”, disse o presidente da ABIH-PB.
Desafios do setor
Apesar dos avanços, o setor mantém atenção a pontos considerados prioritários para a manutenção da imagem turística:
- segurança pública
- mobilidade urbana
- balneabilidade e limpeza das praias
- infraestrutura em áreas históricas e culturais
- capacitação profissional
Recentes episódios de descarte irregular e problemas de drenagem ganharam repercussão nas redes sociais e acenderam alerta. A orientação dos representantes do trade é de que ações preventivas e respostas rápidas sejam prioridade constante, para evitar danos à reputação do destino.
Perspectivas para 2026
O cenário é de otimismo. “2025 foi um excelente ano e 2026 deve ser ainda melhor”, avaliou Gustavo. Para atender à demanda crescente, programas de qualificação profissional seguem em andamento por meio de iniciativas do governo estadual, prefeituras, SEBRAE e escolas de turismo.
O objetivo é preparar trabalhadores, inclusive jovens e pessoas em busca do primeiro emprego, para atuar em uma cadeia produtiva que movimenta mais de 70 segmentos econômicos, desde hotelaria e gastronomia até transporte, cultura e comércio.



