O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre um golpe que tem atingido aposentados e pensionistas em todo o país, incluindo a Paraíba. Criminosos estão se passando pela Central 135 e realizando ligações falsas para enganar segurados com informações incorretas sobre a Prova de Vida. O Portal THmais ouviu o relato de uma tentativa dessa modalidade de golpe na capital paraibana.
De acordo com o INSS, os golpistas entram em contato por telefone e orientam a vítima a digitar “1” ou “2” para confirmar dados ou manter o benefício ativo. A prática é fraudulenta. O órgão reforça que não realiza Prova de Vida por telefone, mensagem de texto ou aplicativos de conversa, nem solicita dados pessoais, senhas ou transferências financeiras.
Atualmente, a Prova de Vida é feita de forma automática, por meio do cruzamento de bases de dados oficiais do Governo Federal, garantindo mais segurança aos beneficiários. Com esse modelo, a maioria dos aposentados e pensionistas não precisa realizar nenhum procedimento para continuar recebendo o benefício.
Somente os segurados que não foram identificados nesse cruzamento de dados precisam fazer a comprovação. Nesses casos, a notificação ocorre exclusivamente por meio de aviso no extrato bancário. Segundo o INSS, cerca de 4 milhões de beneficiários já foram notificados e têm prazo de até 30 dias para regularizar a situação.
Os segurados notificados podem realizar a Prova de Vida de duas formas:
- Pelo Meu INSS: por meio do site ou aplicativo, com login e, se solicitado, reconhecimento facial;
- Pelo banco: algumas instituições financeiras oferecem a opção pelo aplicativo ou site.
Orientações de segurança
O INSS orienta que a população desconfie de ligações, mensagens ou e-mails que solicitem confirmação de dados ou façam ameaças de bloqueio do benefício. Em caso de contato suspeito, a recomendação é não fornecer informações e encerrar a ligação imediatamente.
Para esclarecer dúvidas, o segurado deve procurar apenas os canais oficiais, como a Central 135 ou o site e aplicativo Meu INSS. O instituto também reforça a importância de compartilhar a informação com familiares e amigos, especialmente com pessoas idosas, público mais visado por esse tipo de golpe.
O INSS mantém orientações e atualizações em seus perfis oficiais nas redes sociais, reforçando que a proteção do benefício começa com a informação correta e o uso exclusivo de canais oficiais.



