A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) disponibilizou a emissão do boleto do IPVA 2026 para veículos com placa final 2. Os proprietários já podem acessar o documento através do portal oficial da secretaria para realizar o pagamento do tributo.
Prazos e formas de pagamento
Para obter o desconto de 10%, o contribuinte deve efetuar o pagamento em cota única, à vista, até o dia 27 de fevereiro. O calendário oferece ainda outras duas modalidades, ambas sem o benefício do desconto:
- Parcelamento em três vezes, com o vencimento da primeira cota em 27 de fevereiro;
- Pagamento total, sem desconto, com prazo limite até o dia 30 de abril.
Proprietários de veículos com placa final 1 que optaram pelo parcelamento também devem estar atentos, pois a segunda parcela vence no dia 27 de fevereiro.
Como emitir e pagar
A emissão do boleto exige a informação do CPF ou CNPJ, além do número da placa e do Renavam. O pagamento pode ser realizado via Pix, selecionando a opção no canto superior direito da guia, ou na rede bancária conveniada, que inclui Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal.
Isenções e comprovações
A legislação estadual prevê isenção automática para:
- Veículos com mais de 15 anos de fabricação (até 2010);
- Motocicletas de até 170 cilindradas (Lei 12.489/2022);
- Carros 100% elétricos.
Por outro lado, categorias como taxistas, pessoas com deficiência (física, visual, mental ou autista) e veículos de transporte turístico que solicitaram a isenção no ano anterior precisam comprovar o benefício até o dia 27 de fevereiro. A documentação deve ser enviada em formato PDF para o e-mail [email protected] ou entregue em uma repartição fiscal.
Mesmo nos casos de isenção do IPVA, permanece a obrigatoriedade do pagamento das demais taxas de licenciamento do Detran-PB e da Taxa de Bombeiro.



