RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paraíba fica em 2º lugar no Nordeste em indicador de Sustentabilidade Ambiental, aponta ranking

A avaliação leva em conta uma série de critérios, entre eles emissões de poluentes, índices de desmatamento, tratamento de esgoto, gestão de resíduos sólidos e uso de recursos hídricos

Foto: Divulgação

A Paraíba conquistou a segunda colocação no Nordeste no indicador de Sustentabilidade Ambiental do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O resultado foi divulgado na última sexta-feira (6).

A avaliação leva em conta uma série de critérios, entre eles emissões de poluentes, índices de desmatamento, tratamento de esgoto, gestão de resíduos sólidos e uso de recursos hídricos. Segundo o levantamento, o desempenho paraibano reflete a consolidação de estratégias que buscam equilibrar crescimento econômico e proteção dos recursos naturais.

Para a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, o resultado mostra que é possível avançar na economia sem comprometer o meio ambiente. Ela destacou que o reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto e reforça a necessidade de ampliar investimentos em conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida.

Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) que contribuíram para o desempenho no ranking, estão o Programa Paraíba Mais Verde, voltado à recuperação da Caatinga e de áreas degradadas, além dos projetos Sertão Vivo e PB Rural Sustentável, que somam mais de R$ 350 milhões em investimentos e têm foco no fortalecimento das comunidades rurais.

Na área de segurança hídrica, os aportes chegam a cerca de R$ 720 milhões, com projetos destinados a ampliar o acesso sustentável à água. A pasta também desenvolve o programa Regulariza PB, que apoia produtores na atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), além do Agente Jovem Ambiental (AJA), que incentiva a participação de jovens nas pautas climáticas e na formação de novas lideranças ambientais.

O Ranking de Competitividade dos Estados analisa o desempenho dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal e é considerado uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública no país. O estudo observa diferentes pilares, como Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS