Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (19), na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a sala da Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização, um novo espaço voltado ao planejamento, inovação e aprimoramento dos processos internos da Justiça Eleitoral. A iniciativa ganha relevância em um ano de intensa atuação do órgão, com a preparação para as eleições gerais e para o pleito suplementar de Cabedelo, previsto para abril.
Localizada no térreo do prédio do TRE, no Centro de João Pessoa, a chamada sala ágil foi projetada para funcionar como um ambiente colaborativo, destinado ao desenvolvimento de ideias, discussão de estratégias e busca de soluções para desafios administrativos e operacionais do tribunal.
De acordo com a direção do TRE-PB, o espaço tem potencial para reduzir burocracias, dar mais celeridade aos fluxos internos, incorporar novas tecnologias e, consequentemente, promover uma prestação de serviços mais eficiente a advogados, partes processuais, eleitores e candidatos.
Foco em inovação e eficiência
A nova sala também será utilizada como um laboratório de inovação, permitindo a integração entre diferentes setores do tribunal e a participação de juízes eleitorais em debates sobre ações estratégicas. O objetivo é fortalecer a gestão moderna, com decisões mais ágeis e alinhadas às demandas do processo eleitoral.
Segundo representantes do TRE, o ambiente já começa a ser utilizado na organização da estrutura das eleições de outubro, funcionando como um espaço central para reuniões, acompanhamento de metas e definição de estratégias.
Planejamento do pleito suplementar
O secretário de Gestão Estratégica e Modernização do TRE-PB, José Augusto, destacou que a sala será fundamental para o planejamento e acompanhamento do pleito suplementar de Cabedelo, município que possui um eleitorado expressivo.
— Todas as reuniões de monitoramento da execução dessas eleições serão realizadas aqui, junto com as zonas eleitorais. Vamos discutir soluções e novas ideias para superar os desafios de uma eleição suplementar em um município de grande porte, afirmou.



