A Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) publicou, na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Município, a Portaria nº 65/2025, que institui o projeto cultural “Sabadinho Bom”. O projeto, que já acontecia, foi oficializado e assim segue a partir de 1º de janeiro de 2026.
De acordo com a portaria assinada pelo diretor executivo da FUNJOPE, Marcus Alves, o projeto será realizado semanalmente aos sábados, na Praça Rio Branco, no Centro Histórico de João Pessoa, com início previsto às 12h30, podendo o horário ser alterado mediante comunicação prévia à população.
O “Sabadinho Bom” tem como foco apresentações musicais de instrumentistas e grupos artísticos que executem repertórios de Choro (ou Chorinho) e Samba. Segundo a portaria, cada sábado contará com uma ou mais atrações, sendo que, obrigatoriamente, pelo menos uma delas será de artista iniciante, garantindo o incentivo ao surgimento e à inserção de novos talentos no mercado cultural da cidade.
As apresentações terão duração mínima de duas horas para a atração principal e uma hora para artistas iniciantes. Os artistas serão contratados por processo de inexigibilidade, com cachê fixo de R$ 4.000,00 para artistas principais e R$ 2.000,00 para artistas iniciantes. A FUNJOPE poderá negociar valores diferenciados, respeitando as normas da Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
A portaria também estabelece critérios para classificação de artistas principais e iniciais, considerando o tempo de atuação no mercado cultural e a comprovação de serviços prestados por contratos, notas fiscais ou registros em redes sociais e mídias disponíveis.


