RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Duplicação de vias na Orla Sul deve ser entregue em fevereiro de 2026

A Orla Sul tem 7 km de extensão, saindo da PB-008 e seguindo por vias duplicadas, duas rotatórias e uma malha viária que conecta as praias

A Orla Sul tem 7 km de extensão, saindo da PB-008 e seguindo por vias duplicadas, duas rotatórias e uma malha viária que conecta as praias
Obras de duplicação das vias e a urbanização da Orla Sul, em João Pessoa | Foto: Divulgação/PMJP

A duplicação das vias e a urbanização da Orla Sul, que dá acesso às praias do Sol e Gramame, em João Pessoa, está quase pronta. O prefeito Cícero Lucena visitou o local nesta sexta-feira (12) para acompanhar o andamento dos trabalhos e informou que a obra deve ser concluída até fevereiro de 2026.

A Orla Sul tem 7 quilômetros de extensão, saindo da PB-008, no Valentina Figueiredo, e seguindo por vias duplicadas, duas novas rotatórias e uma malha viária que agora conecta as praias.

“Iniciando aqui no posto da Polícia Federal e, mais adiante, o fluxo se divide em duas direções. Uma rota segue por um trajeto até a praia do Sol, o outro vai para a Barra de Gramame, encontrando-se na rotatória para, então, restabelecer o fluxo em mão dupla ao longo da urbanização da Orla. Essa área ainda contará com estacionamentos e infraestrutura para receber turistas, facilitando o acesso e a permanência de um número crescente de visitantes nesse ponto turístico da cidade”, detalhou o prefeito.

O secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, informou que as calçadas estão prontas, a ciclovia chega à etapa final com acessibilidade garantida e a iluminação em LED já foi totalmente implantada. A obra também entrou na fase de plantio de mais de 200 árvores.

“A Prefeitura está investindo aproximadamente R$ 35 milhões neste projeto, que se estende por quase 7 quilômetros e inclui quatro pistas. Nosso objetivo é preparar a Orla Sul da Capital para receber não apenas os moradores, mas também um grande fluxo de turistas”, afirmou o secretário.

A projeto inclui a criação de um binário na Praia do Sol, pensado para otimizar o fluxo de veículos. O acesso à praia recebeu pista duplicada, alcançando 4 quilômetros de extensão. Já o caminho que leva à Praia de Gramame permanece em pista simples, com 2,3 quilômetros.

Para garantir a fluidez do trânsito, foram instalados giradouros em pontos estratégicos. A mobilidade sustentável foi priorizada com a criação de ciclofaixas em toda a extensão da obra, somando quase 7 quilômetros, e a instalação de bicicletários em ambas as praias. A segurança e a sustentabilidade também foram contempladas com a nova iluminação em LED, utilizando 240 luminárias, e a completa sinalização vertical e horizontal das vias.

A Orla Sul possui ainda calçadas padronizadas em concreto, totalizando 45 mil metros quadrados, e a melhoria geral da acessibilidade em toda a área. Nas áreas de praia, o pavimento está sendo executado em piso intertravado, mais adequado ao ambiente costeiro. O estacionamento vai contar com 150 vagas, incluindo espaços dedicados a pessoas com deficiência.

Complementando as obras, diversas vias de acesso receberam pavimentação asfáltica, melhorando a conexão com a Orla Sul. Entre as vias contempladas estão: Rua Escritor Ramalho Leite, Rua Bio Pessoa da Silva, Rua Vitoriano Gonzales y Gonzales, Rua José de Souza Maciel, Rua Raimunda Cartaxo Araruna, Rua Sem Nome 7179, Rua Gutemberg de Souza e Rua Francisca Edite Fernandes Moreira.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS