RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Homem adotado por franceses procura sua mãe biológica na Paraíba

Pierre Marie Sandonato busca mãe biológica em Cabedelo, após ter sido abandonado e adotado por um casal francês

Foto: Divulgação/TJPB

Pierre Marie Sandonato, francês criado por um casal de pais adotivos, viajou ao Brasil em busca da mãe biológica, que vive em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. Aos 38 anos, casado e empresário de produtos orgânicos no Sul da França, ele recorre a relatos e documentos para reconstruir sua história e restabelecer o vínculo familiar perdido.

“Faço isso por mim e por minha filha de dois anos. Na verdade, o nascimento dela impulsionou esse desejo. Queremos saber de onde realmente viemos e quem é nossa família natural”, acrescentando: “Sei muito pouco sobre o meu nascimento e nada sobre minha mãe biológica”, disse o francês que nasceu em Cabedelo.

Pierre foi entregue à adoção após ter sido abandonado na porta da casa de um casal, morador da cidade portuária. Hoje, ele faz parte do ‘Projeto Origem’, uma ação da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça da Paraíba. O Projeto tem como objetivo garantir o direito fundamental à identidade e à origem biológica de pessoas adotadas ou que desconhecem sua filiação. 

É a primeira vez que o francês pisa no Brasil e na manhã da terça-feira (3) ele esteve no Hemocentro de João Pessoa para colher material genético. “Também fiz um teste de DNA na Europa, que me deu pistas sobre algumas pessoas. Tudo de acordo com a Associação Terra dos Homens, que também atua na França”, informou Pierre.

Ao chegar no Hemocentro, ele estava acompanhado de uma tradutora e professora de francês Sandra Paiva; da coordenadora da Ceja, Ana Cananéa; da psicóloga da Comissão, Ana Francisca Paraguai; e da assistente social da ‘Terra dos Homens’, Ana Dilza Maria Paiva.

“O Projeto Origem atua na busca, organização e cruzamento de informações em registros civis, processos judiciais e bancos de dados oficiais, oferecendo apoio institucional e humanizado a quem procura suas raízes. Com sensibilidade e responsabilidade, o Projeto fortalece o acesso à Justiça, promove a dignidade da pessoa humana e reafirma o compromisso do TJPB com a cidadania e os direitos humanos”, informou Ana Cananea.

Já Ana Francisca Paraguai confirmou que o desejo de Pierre de conhecer a mãe brasileira partiu do momento que ele teve sua filha. “Ele quer contar sua história biológica, que também, é a história (as raizes) de sua filha. E daí partiu esse desejo de buscar suas raízes e, neste sentido, a psicologia ajuda muito, dando todo o apoio necessário”, declarou a psicóloga.

Desde que chegou a João Pessoa na segunda-feira (26), Pierre aproveitou para conhecer Cabedelo, na região metropolitana. Ele retorna à França nesta quarta-feira (4) e afirmou ter se encantado com a cidade. “Gostei de tudo, das pessoas, dos arredores, do litoral. Estou muito feliz de encontrar uma parte das minhas origens na minha terra. Saí daqui um bebê e agora quero saber muito de onde vim”, pontuou.

Caso alguém tenha informações sobre a família biológica de Pierre, pode procurar a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja). Os telefones para contato são: 3252-1700 e 3252-1607. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS