RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

João Pessoa promete normalizar distribuição de fórmulas para crianças com APLV

Além de regularizar o fornecimento das fórmulas, a SMS de João Pessoa se comprometeu a criar um Centro de Referência em APLV

Foto: Freepik

O Ministério Público da Paraíba promoveu, na manhã desta terça-feira (20), uma audiência para discutir a regularização do fornecimento de fórmulas especiais para crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) em João Pessoa. O encontro contou com a participação de pais e mães de crianças diagnosticadas com a condição, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Durante a reunião, a SMS se comprometeu a regularizar o fornecimento das fórmulas até a próxima sexta-feira (23) para os casos denunciados à Promotoria, com a previsão de atender todos os outros casos em até 15 dias. A audiência foi convocada pelo promotor de Justiça Leonardo Pereira de Assis, após a abertura da Notícia de Fato nº 001-2025-080681, com base em denúncias sobre a falta de fornecimento adequado de fórmulas.

As mães e pais relataram que a falta de fórmulas é recorrente e, quando há entrega, a quantidade é insuficiente para as necessidades das crianças. Também informaram que as famílias não têm condições financeiras de arcar com o alto custo das fórmulas, que são tratadas como “remédio”, e que o Município não respeita o receituário médico e exige novos laudos a cada 3 meses, sem garantir a entrega retroativa do que não foi fornecido.

Por sua vez, os representantes da SMS informaram que as entregas seguem protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Eles explicaram que a demanda pelo produto cresceu 50% entre 2023 e 2025, e que problemas burocráticos em licitações afetaram o processo de fornecimento, e que o custo com as fórmulas no ano de 2025 foi de R$ 8 milhões. A SMS ainda ressaltou que o limite de 10 latas por criança segue diretrizes do Ministério da Saúde.

Ao final da audiência, além do compromisso de regularizar o fornecimento, a SMS de João Pessoa se comprometeu a criar um Centro de Referência em APLV, que será instalado no Hospital Municipal do Valentina, com foco na triagem e diagnóstico especializado. Uma nova audiência foi marcada para o dia 9 de fevereiro, às 9h, para avaliar o cumprimento dos acordos e discutir o andamento da criação do Centro de Referência.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS