RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mais de 100 câmeras são instaladas em cemitérios públicos de João Pessoa

Medida prevê monitoramento 24 horas, uso de reconhecimento facial e integração com forças de segurança para coibir vandalismo e furtos

A Prefeitura de João Pessoa iniciou a instalação de 104 câmeras de segurança e monitoramento nos cemitérios públicos da capital com o objetivo de combater casos de vandalismo e furto em túmulos, sepulturas e áreas comuns. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pela administração dos espaços, em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e a Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec-JP).

De acordo com a prefeitura, foram instaladas 48 câmeras no Cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro, 28 câmeras no Cemitério São José, em Cruz das Armas, e 28 câmeras no Cemitério do Cristo, no bairro Cristo Redentor. Os equipamentos contam com tecnologia de reconhecimento facial e fazem parte da estratégia de reforço da segurança nesses locais.

As imagens captadas são acompanhadas em tempo integral no Centro de Videomonitoramento da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa. Segundo a gestão municipal, ao identificar situações suspeitas ou ocorrências em andamento, as equipes de policiamento preventivo podem ser acionadas, assim como a Polícia Militar e a Polícia Civil, quando necessário.

Além do monitoramento eletrônico, a prefeitura informou que a população é considerada parte importante no processo de prevenção. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 (Guarda Civil Metropolitana), 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil). As ligações são anônimas e podem auxiliar na identificação de crimes e na preservação dos espaços públicos.

A administração municipal também ressaltou que o vandalismo contra o patrimônio público é tipificado como crime. De acordo com o artigo 163 do Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848/1940), a depredação pode resultar em pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa, conforme o caso.

A iniciativa ocorre em meio a registros recorrentes de danos e furtos em cemitérios da cidade e busca ampliar os mecanismos de prevenção e resposta rápida a esse tipo de ocorrência, com foco na proteção do patrimônio público e na segurança de visitantes e trabalhadores.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS