O ministro dos Transportes, Renan Filho, divulgou nesta terça-feira (16) novas informações sobre as obras de triplicação da BR-230, que liga João Pessoa a Cabedelo. Durante visita à Paraíba, ele garantiu que os primeiros 10 quilômetros da obra serão entregues no próximo ano e que o viaduto da Toyota será inaugurado até março de 2026. Já o viaduto do posto Castelinho deverá ser concluído até junho.
Na ocasião, o ministro responsabilizou o governo anterior, de Jair Bolsonaro, pelo atraso nas obras. Segundo ele, os recursos necessários para dar continuidade aos trabalhos já estão garantidos, o que assegura a entrega da primeira fase da obra para 2026.
“A outra obra não pode demorar o tempo que essa demorou. Se tem na memória a lentidão de anos dessa obra parada, quando o Brasil impôs o teto de gastos e transformou os investimentos em infraestrutura nos menores da nossa história. Agora, nós aumentamos nossos investimentos”, explicou, frisando ainda que o governo federal triplicou os investimentos na Paraíba.
Renan Filho também revelou que a licitação do segundo trecho da triplicação da rodovia ocorrerá no primeiro trimestre de 2026. Essa fase será crucial para assegurar o pleno funcionamento do corredor viário.
“Vamos entregar em 2026 esse primeiro trecho para, no prazo de dois anos e meio, entregar pronto o segundo trecho, numa velocidade bem diferente do primeiro”, acrescentou o ministro, adiantando que voltará à Paraíba no próximo ano para, além de entregar a primeira fase dos trabalhos de triplicação, lançar o edital para dar prosseguimento às obras na BR-230.
“As obras andam numa velocidade maior do que anteriormente. E precisam andar cada vez mais rápido. Essa obra é a mais complexa, porque ela é uma obra urbana. A BR-230, na verdade, do outro lado, ela é a Rodovia Transamazônica, sai de Cabedelo e vai até o Norte do país. Essa obra precisa andar no volume dos recursos que nós temos colocado nos últimos anos, não na velocidade que andava antes. Então, eu vou voltar aqui em março para visitar a obra, para entregar o viaduto da Toyota”, concluiu.
As declarações foram feitas durante a visita de Renan Filho ao Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), onde ele acompanhou a implementação de novos processos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).



