RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Trocando em Miúdos destaca repercussão da posse de ministro paraibano

Cerimônia de Gustavo Feliciano no Ministério do Turismo evidenciou mudança de interlocução política e antecipou cenários para as eleições de 2026 e disputas municipais

Josival Pereira
Josival Pereira
Josival Pereira, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal. Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político. Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).
Posse de ministro paraibano intensifica articulações políticas em Brasília e repercute na Paraíba
Foto: Reprodução TH+SBT Tambaú

A posse do novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, realizada nesta semana em Brasília, ampliou as articulações políticas envolvendo a Paraíba e gerou repercussões no cenário estadual e nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse ao paraibano em uma solenidade prestigiada, com presença de ministros, parlamentares e lideranças políticas. Este foi um dos temas do Trocando em Miúdos do Manhã TH+ desta quarta-feira (21).

Filho do deputado Damião Feliciano e da ex-vice-governadora Lígia Feliciano, Gustavo Feliciano assume o ministério em um contexto de reorganização da base aliada na Paraíba. A cerimônia reuniu o governador João Azevêdo, o vice-governador Lucas Ribeiro, os deputados Hugo Motta e Agnaldo Ribeiro, além de outras autoridades. A presença maciça de lideranças reforçou o peso político do evento.

Durante os discursos, Hugo Motta destacou a escolha de um nome jovem e com experiência na área do turismo. Já o novo ministro defendeu um turismo inclusivo, com geração de emprego, renda e acesso ampliado aos destinos brasileiros. “Turismo não pode ser só de rico. Turismo tem que ser de todos”, afirmou.

Nos bastidores, a posse sinalizou uma mudança de acesso político ao Ministério do Turismo. Lideranças governistas passaram a concentrar maior interlocução, enquanto nomes da oposição ficaram fora do evento. O fato alimentou análises sobre o reposicionamento do ministério em relação à Paraíba.

Uma fotografia registrada após a cerimônia ganhou destaque político. Nela, aparecem o presidente Lula, o governador João Azevêdo, o vice Lucas Ribeiro e o prefeito de Patos, Nabor Wanderley. O registro reservou interpretações sobre a possível formação de uma chapa governista para as eleições de 2026, especialmente para o Senado. A leitura predominante aponta para a ampliação do diálogo, sem exclusão imediata de aliados históricos, como o senador Veneziano Vital do Rêgo.

No campo jurídico, a Operação Calvário voltou ao centro do debate. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, solicitou informações ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba após recurso do ex-governador Ricardo Coutinho, que pediu o trancamento da ação principal. O presidente do TRE-PB, desembargador Osvaldo Trigueiro do Vale, respondeu que a denúncia não se baseou apenas em delações, mas também em gravações, documentos, recibos e movimentações financeiras. O processo segue sem definição após seis anos.

No cenário municipal, a política de Cabedelo começou a se movimentar para a eleição suplementar marcada para 12 de abril. O PL confirmou Walber Virgolino como candidato a prefeito, com coordenação do ex-ministro Marcelo Queiroga. O ex-prefeito André Coutinho, que perdeu o mandato por decisão da Justiça Eleitoral, publicou mensagem enigmática ao lado da ex-vice-prefeita Camila Holanda. Como ela não ficou inelegível, cresce a expectativa de que possa liderar o grupo político na disputa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS