RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Varejo da Paraíba registra terceira maior alta do País no ano, diz IBGE

Estado mantém ritmo de crescimento acima da média nacional e fecha outubro com avanço consistente nas vendas

Estado mantém ritmo de crescimento acima da média nacional e fecha outubro com avanço consistente nas vendas
| Foto: Reprodução/Internet

Os dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo IBGE mostram que o varejo da Paraíba teve a terceira maior taxa de crescimento do País no acumulado dos dez primeiros meses de 2025. A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) registrou alta de 2,1% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, enquanto o Brasil avançou 1,1%. O resultado marcou o décimo mês consecutivo de crescimento no Estado.

O desempenho de outubro consolidou a Paraíba entre os líderes nacionais, com 5,1% de crescimento entre janeiro e outubro. Apenas Amapá (7,7%) e Santa Catarina (5,8%) ficaram à frente. No mesmo período, o país cresceu 1,5%.

No comércio varejista ampliado, segmento que inclui veículos, motos, materiais de construção e atacado de alimentos, bebidas e fumo, a Paraíba permaneceu com a segunda maior taxa do País, acumulando 5% nos dez meses analisados, enquanto o Brasil apresentou retração de 0,3%. Em outubro, o Estado cresceu 3,7%, contra nova queda de 0,3% no cenário nacional.

Seis das oito atividades do varejo avançaram na comparação com outubro de 2024: equipamentos de informática e comunicação, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos, outros artigos de uso pessoal e doméstico, livros e papelaria, além de hiper e supermercados. O setor de tecidos, vestuário e calçados recuou, enquanto combustíveis e lubrificantes permaneceram estáveis.

O secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, afirmou que o desempenho paraibano reflete fatores como o crescimento da geração de empregos formais, que reduziu a taxa de desocupação para 7%, o nível mais baixo da série histórica. Ele destacou ainda o aumento dos investimentos públicos e a expansão do consumo das famílias, estimado em R$ 112 bilhões este ano.

A Pesquisa Mensal do Comércio, iniciada em 1995, acompanha mensalmente a receita bruta e o volume de vendas do varejo brasileiro e está disponível para consulta no Sidra.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS