Ação comunitária promove o combate à dengue em Sertãozinho

Projeto criado pela organização Amigos Solidários e membros voluntários da comunidade local acontece neste sábado (23), a partir das 9h

Imagem ilustrativa | Foto: Divulgação

Com o aumento progressivo do número de casos confirmados de dengue, a organização Amigos Solidários em parceria com as transportadoras Conecta, Telog e Nexus equipamentos de segurança individuais, convida a população para participar do Arrastão do Bem. A iniciativa está marcada para acontecer neste sábado (23), às 9h.

Voluntários e membros da comunidade local se reúnem na Vila Áurea, em Sertãozinho, para buscar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. Entre as ações está a coleta de entulhos e materiais inutilizáveis.

Além disso, a programação conta com uma conversa feita de “porta em porta”, para conscientizar da responsabilidade de cada pessoa na luta contra a proliferação de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.

A expectativa dos voluntários é passar por todo o bairro que concentra atualmente cerca de 500 residências. Moradora da Vila Áurea e membro engajada da Amigos Solidários, a líder comunitária Dona Joana Darc ressalta a importância desse tipo de ação popular: “É comum as pessoas saberem de alguém que teve ou está com dengue, a mudança no tempo exige mais cuidados. A solidariedade é tradição por aqui. Então, decidimos promover o mutirão. Juntos cuidamos das nossas famílias, uns dos outros e mantemos a dengue bem longe.”

É necessário que a população colabore ativamente no combate à dengue, somando esforços às ações do setor público. “A saúde pública se dá mediante um pacto coletivo. Ao cuidar do meu quintal, do meu terreno, estou cuidando da minha saúde, da saúde dos meus familiares e vizinhos. Tudo é coletivo, então é importante a união de esforços entre o poder público e a sociedade civil organizada mediante associações, grupos, comunidades para combater situações de epidemias e pandemias. É só através da coletividade que a gente consegue atingir o sucesso e o bem-estar comum.” – explica Fábia Tolvo, Coordenadora do Centro de Referência de Infectologia de Sertãozinho.

Panorama Estadual

05 de março de 2024, pelo decreto n.º 68.368, foi declarada emergência em saúde pública no Estado de São Paulo em razão de epidemia de dengue. A coordenadora do Centro de Referência de Infectologia, Fábia Tolvo, explica que a estratificação de risco para municípios têm por referência valores absolutos de casos notificados pelo número de habitantes, sendo o coeficiente de incidência a partir de 300 casos por 100 mil habitantes considerado alto.

No estado de São Paulo, 11 cidades da região do alto Tietê receberam a vacina para dengue, com faixa etária elegível de 10 a 14 anos, devido ao alto coeficiente de incidência.“Conscientizar a população é necessário em todas as regiões, para evitar doenças. Importante lembrar que o Aedes aegypti não transmite só a dengue,
também é vetor da chikungunya e do zika vírus. – reforça Flávia.

Panorama atual de Sertãozinho (SP)

Até 20 de março de 2024 Sertãozinho apresentou coeficiente de incidência de 90 casos por 100 mil habitantes. Entre primeiro de janeiro e 28 de fevereiro de 2024 foram confirmados 45 casos.

Já no período de 29/02 a 20 de março foram confirmados 75 novos casos, totalizando 116 pessoas positivas para dengue. No mesmo período de 2023 o número total era de 86 casos.

Devido ao caráter sazonal, há maior prevalência em períodos de chuva. Este ano com altas temperaturas e volumes de chuva o período crítico pode se estender.

Amigos solidários

Fruto da mobilização e solidariedade popular, a Amigos Solidários é uma organização promotora de dignidade com ações pautadas em três eixos básicos: combate à fome, educação e cultura.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Semanalmente, na sede da organização, são fornecidas refeições, em datas comemorativas há almoços e jantares temáticos além da distribuição de cestas básicas; entre cursos e oficinas ministrados estão: artes circenses, artesanato, pintura em tela e confecção de brinquedos com materiais recicláveis. Para crianças e adolescentes é necessário que mantenham frequência e notas escolares.

Amigos Solidários, em Sertãozinho | Foto: Divulgação

Arrastão do Bem

Local: Sede da Amigos Solidário,
R. Adélia Teodoro dos Anjos, 71
CEP: 14178-212
Vila Áurea – Sertãozinho
Horário: 9h
Data: 23/03