Na noite de 17 de outubro de 2022, cerca de 60 alunos dos cursos de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) e da Licenciatura em Pedagogia, ambos do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC), ocuparam o Bloco Didático da Faculdade (Bloco 16). O ato impediu o acesso a 14 salas onde são ministradas as aulas dos referidos cursos.
Os alunos informaram que a ocupação se deu sob a alegação de falta de professores e da possibilidade do fechamento dos cursos de BCI e Pedagogia. Assim, reivindicam pela abertura imediata de concursos públicos para reposição de cargos docentes para suprir claros/cargos em decorrência da possível aposentadoria e término de contrato de professores do DEDIC.
Em nota, os alunos dos referidos cursos manifestaram-se da seguinte maneira: “Com o apoio de vários cursos e entidades estudantis da universidade, os alunos se mobilizaram de forma pacífica em prol a pauta discutida recorrentemente: o iminente fechamento dos cursos de Pedagogia e BCI da FFCLRP por falta de docentes!!! Há muito tempo a situação de precarização da universidade vem se intensificando e uma das faces disso é a falta de contratação de professores!
Sendo assim, decidimos realizar uma manifestação seguida de uma ocupação pacífica no bloco 16 da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na esperança de um futuro mais condizente com a importância de nossos cursos.
A ocupação ocorreu, inicialmente, pelos estudantes de pedagogia, mas vários outros cursos do campus já aderiram à causa. Estamos correndo o risco de – para além de ficar sem um diploma – os cursos citados serem extintos desta instituição”.
O outro lado:
O Portal da Thathi ouviu a diretoria da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP que, em nota, ressaltou; “Esta direção compreende o manifesto desses alunos, contudo, a distribuição de claros/cargos de novos docentes é realizada pela Reitoria da USP, por intermédio da Comissão de Claros Docentes (CCD). A FFCLRP possui sete departamentos e dez cursos de graduação. A CCD distribuiu treze claros docentes permanentes para a unidade, sendo três alocados ao DEDIC. Informamos que esta diretoria tem feito todos os esforços para repor os cargos docentes e atender as necessidades de infraestrutura dos cursos e continua aberta ao diálogo”.
Veja as fotos da ocupação: