Após 42 anos, Congresso Estadual de Municípios retorna para Ribeirão Preto; saiba qual a finalidade do encontro

65° edição da CEM acontece entre os dias 09 e 11 de maio

0

Depois de 42 anos, o Congresso Estadual de Municípios está de volta a Ribeirão Preto. O evento acontece entre os dias 9 e 11 de maio, e é voltado aos gestores públicos paulistas, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Estado e da União para discutir assuntos de interesse dos municípios paulistas.

Realizado anualmente durante 65 anos, o evento é promovido pela APM (Associação Paulista de Municípios) e recebe a iniciativa privada junto da sociedade civil para o debate de ideias e de propostas, seja em forma de palestras e discussões plenárias que visam auxiliar os gestores municipais na busca de soluções e inovação na esfera pública. Abaixo, confira a finalidade do CEM:

Objetivos

  • Aproximar os prefeitos (as), vice-prefeitos (as), vereadores (as), dirigentes municipais, responsáveis pelas gestões públicas municipais das autoridades e técnicos do Governo do Estado e da União, responsáveis pelas políticas públicas;
  • Praticar a integração das administrações municipais, estaduais e federal com controle comum dos recursos, programas e atividades;
  • Propiciar aos gestores públicos – autoridades e técnicos municipais, estaduais e federais, uma amostra do que a Iniciativa Privada, Instituições Governamentais, o Terceiro Setor e o Sistema S, oferecem de mais avançado em produtos, serviços e tecnologias para a eficiência e eficácia dos serviços prestados pelos municípios paulistas;
  • Promover troca de experiências e capacitação de servidores municipais;
  • Incentivar as iniciativas consorciadas e o desenvolvimento das diversas regiões do Estado, buscando integração e 4 objetivos comuns.

Participantes

O evento, que tem como público alvo os gestores municipais, contempla também a participação de secretários e técnicos das Prefeituras e Câmaras Municipais, Organizações da Sociedade Civil, Empresas Concessionárias de Serviços Públicos, Autarquias, Fundações e Associações do Terceiro Setor, Prestadoras de Serviços de Federações e Confederações Empresariais que formam o Sistema S, como o Sebrae, Consórcios, Agências de Desenvolvimento, Secretarias Estaduais e Asssociações e Consórcios de Prefeitos de todo o país.

Presidentes dos Fundos Sociais Municipais contam também com uma grade especial de programação, que visa a troca de experiência e o fortalecimento das redes de proteção social.

Palestrantes convidados, ministros, senadores, secretários estaduais e deputados têm também presença destacada no Congresso, além de Jornalistas e meios de comunicação social, que inclusive fazem participação ao vivo e produção de conteúdo, no Congresso, para os noticiários.

Nesta segunda-feira (3), o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), se encontra com Gilberto Kassab, secretário de Governo do Estado de SP, para a entrega dos convites. Ainda nesta segunda-feira, o tucano deve seguir ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para formalizar o convite ao presidente do TCESP, Sidney Beraldo. A agenda é acompanhada por Frederico Guidoni, presidente da APM.

O congresso vai acontecer no Centro de Eventos Taiwan, na Av. Dr. Francisco Gugliano.