Por Igor Ramos
Em um jogo onde tinha tudo para sair vencedor e ocupar provisoriamente a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo vacilou e ficou no empate por 1 a 1 com o Atlético-GO, na noite deste sábado (27), no estádio no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Com o resultado, a equipe ficou na quarta colocação, provisoriamente, do Campeonato Brasileiro da Série B, com 16 pontos conquistados.
A partida
O Botafogo entrou em campo com um esquema tático diferente do que vinha apresentando até então, com três homens no meio de campo e três atacantes. Com isso, o time ganhou mais ousadia e dividia a posse de bola com o adversário. Os primeiros minutos foram bem equilibrados, no entanto, aos poucos, o Pantera foi impondo mais o jogo, obrigando o Dragão a ficar mais no seu campo de defesa.
Mesmo jogando fora de casa o Botafogo não foi pressionado. O primeiro lance de perigo da etapa inicial foi do Tricolor, aos 32 minutos, em uma bola do atacante Lucas no travessão .
E foi assim o primeiro tempo, morno, sem grandes chances de ambos lados, exceto esse susto para o goleiro Ronaldo.
A segunda etapa
No segundo tempo o gol do Fogão saiu logo aos 47 segundos com Salatiel. O atacante ganhou da defesa do Dragão e deu um toque sutil de cabeça para depois completar com um chute rasteiro. Méritos divididos com Tarik que lançou a bola do campo de defesa e para Salatiel, que ganhou na corrida do zagueiro e abriu o placar.
Na sequência, o Atlético-GO partiu para cima do Botafogo, na tentativa de empatar e, quem sabe, virar a partida. O Pantera, por sua vez, mudou a configuração tática da equipe, reforçando o meio de campo e diminuindo as estocadas de ataque.
O que se viu foi um Botafogo que chamava o time adversário para o seu campo, tentando explorar algumas jogadas de contra-ataque. Assim, o time de Goiânia era pressão, enquanto o Pantera tentava frear qualquer perigo fazendo uma verdadeira parede na intermediária do campo de defesa. No entanto, aos 27 minutos o goleiro Ronaldo fez uma grande defesa, evitando o segundo gol botafoguense. Tudo indicava para uma vitória do time de Ribeirão.
O castigo veio no final do jogo. O empate dos mandantes veio nos acréscimos da partida com Daniel, que concluiu assistência de Kelvin e deixou tudo igual. O lance precisou ser revisado, mas não houve irregularidade.
Agora o Botafogo-SP está com 16 pontos, três a menos que o Vitória, líder da Série B, com 19 pontos. Já o Atlético-GO possui os mesmos 16 pontos, mas está na quinta colocação por ter uma vitória a menos na competição. Na próxima rodada, o time paulista enfrenta o Tombense, na sexta-feira, às 19 horas, no estádio Santa Cruz. Já o Dragão visita o Criciúma, na mesma noite, às 21h30min.