RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Câmara discute veto ao PL que obriga apresentação de antecedentes por profissionais que atendam crianças e adolescentes em RP

Vereadores também tratam sobre a doação de terreno para a construção de uma nova DDM 24 horas

Vereador Scochi é membro da mesa diretora do legislativo municipal | Foto: Reprodução TV Câmara

A Câmara de Ribeirão Preto discute nesta segunda-feira (12), durante sessão ordinária, o veto total ao Projeto de Lei 21/2025 que obriga a apresentação de antecedentes criminais por profissionais que atendam crianças e adolescentes em Ribeirão Preto. 

O PL, de autoria do vereador Danilo Scochi (MDB), foi apresentado no início de março, quando aprovado por 19 votos. Entretanto, conforme justificado pelo veto 7/2025, “o Projeto de lei afronta o preceito dos artigos 5º e 47, II, XI, XIV e XIX da Constituição do Estado, porque avança em matéria de exclusiva competência do Chefe do Executivo, assim aquela de natureza administrativa, de gestão”. 

O documento do veto, de autoria do prefeito municipal, ainda afirma que “a hipótese é de invasão da esfera de gestão administrativa no que concerne à organização interna e funcionamento de ente da Administração, ofendendo regras de competência legislativa, reservada ao Chefe do Executivo Municipal”.

Ainda conforme justificado pelo prefeito Ricardo Silva (PSD), a apresentação da certidão negativa de antecedentes criminais já acontece de forma preliminar na contratação do servidor público, independente da atuação e envolvimento público. 

“E, a obrigatoriedade de apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais já é exigida na fase de admissão de todos os servidores públicos, conforme previsto no art. 28, inciso VII, da Lei Ordinária nº 3.181/1976 (Estatuto dos Funcionários e não restrita somente aos profissionais que atendem crianças e adolescentes no serviço público municipal, como consta do presente Projeto de lei”, continua o documento. 

Além do veto ao Projeto de Lei do vereador Scochi, os vereadores também discutem – pela segunda vez – a doação de um terreno, ocupado pela Guarda Civil Metropolitana, para a construção de uma nova Delegacia de Defesa da Mulher. 

A doação do espaço, destinada à Fazenda Pública do Estado de São Paulo, aconteceu por meio do Projeto de Lei Complementar 12/2025, de autoria do prefeito Ricardo Silva (PSD). 

Conforme determinado pelo prefeito Ricardo, o imóvel foi avaliado em mais de R$ 1,541 milhão, e a construção de transformação do espaço em delegacia deve ocorrer no prazo de dois anos.

“O descumprimento das disposições do presente artigo tornará nula de pleno direito a doação feita, revertendo o imóvel à posse do Município, independente de notificação, sem direito à donatária de retenção ou indenização de benfeitorias”, indica o documento.

A sessão ordinária acontece nesta segunda-feira (12), a partir das 18h30.

Ordem do Dia 

Confira a Ordem do Dia na íntegra: 

ItemMatériaResultado
1
Discussão Única do  Veto nº 7/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 21/2025, DE AUTORIA DO VEREADOR DANILO SCOCHI, QUE TORNA OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DE CERTIDÃO NEGATIVA DE ANTECEDENTES CRIMINAIS PELOS PROFISSIONAIS QUE ATENDEM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
2
Discussão Única do  Veto nº 8/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 102/2023, DE AUTORIA DA VEREADORA COLETIVO POPULAR JUDETI ZILLI, QUE DISPÕE SOBRE O DEVER DA INSERÇÃO, NAS PLACAS DE OBRAS PÚBLICAS, DE CÓDIGO BIDIMENSIONAL QR (QUICK RESPONSE), EXECUTADAS POR SUA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E ADMINISTRAÇÃO INDIRETA OU POR EMPRESAS TERCEIRIZADAS.Matéria não votada
3
2ª Discussão do  Projeto de Lei Complementar nº 12/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – AUTORIZA A PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO A DOAR IMÓVEL DE SUA PROPRIEDADE, SITUADO NO BAIRRO VILA SEIXAS, À FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, DESTINADO À INSTALAÇÃO DA DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER – DDM, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
Parecer CCJR nº 103/2025 ao PLC 12/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
Parecer CFOFCT nº 101/2025 ao PLC 12/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
4
Discussão Única do  Projeto de Decreto Legislativo nº 7/2025 – Perla Müller – CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃ RIBEIRÃO-PRETANA À SRA. MÁRCIA CRISTINA SAMPAIO MENDES, CONFORME ESPECIFICA.Matéria não votada
Parecer CCOMTH nº 15/2025 ao PDL 7/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Daniel GobbiMatéria não sujeita a votação.
Parecer CFOFCT nº 103/2025 ao PDL 7/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 105/2025 ao PDL 7/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS