Câmara vota hoje por inclusão do ‘Dia de Luta da População em Situação de Rua’ no calendário oficial do município e outros

Votação ocorre durante a 24ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (25)

Foto: Thaisa Coroado

Pela 24ª Sessão Ordinária, os vereadores de Ribeirão votam, na noite desta quinta-feira (25), pela inclusão do ‘Dia de Luta da População em Situação de Rua´ no calendário oficial do município, a implementação de ações de prevenção à gravidez não planejada e entre outros projetos. 

Apresentado pelo vereador Franco Ferro (Progressista), o Projeto de Lei nº 34/2024 dispõe sobre a organização e implementação de ações de Prevenção à gravidez não planejada e incentivo ao planejamento reprodutivo em hospitais e unidades básicas de saúde pública. 

Por meio do PL e sua aprovação, caso ocorra em discussão única na referida sessão, todos os hospitais e unidades de saúde pública ficam obrigados a informar às mulheres acerca dos métodos de prevenção à gravidez não planejada em idade fértil e indicar todos os métodos de contracepção disponíveis na rede pública do SUS. 

As ações de Prevenção à Gravidez não planejada e Incentivo ao Planejamento Reprodutivo contemplarão a disponibilização de:

I – implante anticoncepcional subdérmico;

II – dispositivo intrauterino hormonal;

III – pílulas anticoncepcionais;

IV – preservativos masculinos e femininos.

“Por meio dessa legislação, busca-se promover a saúde pública, garantir o acesso aos métodos contraceptivos e fornecer informações essenciais sobre planejamento familiar. A importância desta iniciativa reside na sua capacidade de prevenir gravidezes não planejadas e de promover o bem-estar geral da comunidade”, justifica o político.

Decide-se também em plenário a inclusão do ‘Dia de Luta da População em Situação de Rua´ no calendário oficial de Ribeirão Preto. O  Projeto de Lei nº 64/2024 é de autoria do vereador Zerbinato (PSDB), e deve ser debatido em discussão única. 

De acordo com o tucano, a data deve ser celebrada em 19 de agosto. “Esta data, que é reconhecida nacionalmente como o Dia de Luta e Luto da População em Situação de Rua, reflete o trágico “Massacre da Sé” ocorrido em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito gravemente feridas em São Paulo. Este massacre desencadeou a formação do Movimento Nacional da População de Rua, marcando o início de uma contínua luta por direitos”, justifica Zerbinato. 

O político ainda indica que a adoção do PL honra a memória das pessoas em condição vulnerável que foram vítimas de violência e negligência, além ainda de fortalecer a luta por uma sociedade inclusiva. 

“A adoção deste projeto de lei é crucial não só para honrar a memória das vítimas de violência e negligência, mas também para fortalecer a luta contínua por uma sociedade mais justa e inclusiva. Este é um passo vital para garantir que as vozes dos mais vulneráveis sejam ouvidas e respeitadas, impulsionando políticas e ações que verdadeiramente atendam às suas necessidades”, continua em justificativa ao projeto.

A Sessão Ordinária acontece a partir das 18 horas, e pode ser acompanhada pelo YouTube oficial da Câmara de Ribeirão Preto. 

Matérias do dia

Discussão Única do  Veto nº 8/2024 – PREFEITO MUNICIPAL – VETO PARCIAL AO PROJETO DE LEI Nº 38/2024, DE AUTORIA DO VEREADOR ALESSANDRO MARACA, QUE INSTITUI “DIA MUNICIPAL DO JIPEIRO” EM RIBEIRÃO PRETO, CONFORME ESPECIFICA.

1ª Discussão do  Projeto de Lei Complementar nº 11/2024 – MESA DA CÂMARA MUNICIPAL – REGULAMENTA A APLICAÇÃO DA LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021, NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Discussão Única do  Projeto de Lei nº 34/2024 – FRANCO FERRO – DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE PREVENÇÃO Â GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA NAS MULHERES NAS DE IDADE FÉRTIL E INCENTIVO AO PLANEJAMENTO REPRODUTIVO EM HOSPITAIS E UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE PÚBLICA QUE PRESTEM SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS, NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO.

Discussão Única do  Projeto de Lei nº 64/2024 – ZERBINATO – INCLUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE RIBEIRÃO PRETO O DIA MUNICIPAL DE LUTA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA, A SER COMEMORADO NO DIA 19 DE AGOSTO DE CADA ANO.
Discussão Única do  Projeto de Resolução nº 19/2024 – RENATO ZUCOLOTO – AUTORIZA A REALIZAÇÃO DE SESSÃO SOLENE NO DIA 22 DE MAIO 2024, EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DA PASSALACQUA NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, CONFORME ESPECÍFICA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui