O Centro de Qualificação Social e Profissional de Ribeirão Preto, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, abre na segunda-feira (26) as inscrições para 500 vagas em 34 cursos profissionalizantes gratuitos. A iniciativa amplia o acesso à capacitação e à geração de renda para a população do município.
As inscrições seguem até o dia 30 de janeiro e podem ser feitas preferencialmente on-line, pelo site ribeiraodigital.com.br, ou de forma presencial, na sede do Centro de Qualificação, localizada na Avenida Dom Pedro I, nº 45, no bairro Ipiranga. Podem participar pessoas alfabetizadas, com 16 anos ou mais, residentes em Ribeirão Preto.
Os cursos serão ministrados nos períodos da manhã e da tarde, com início das aulas previsto para o dia 2 de fevereiro. A carga horária varia entre 40 e 80 horas, com encontros duas vezes por semana. Entre as opções oferecidas estão cursos nas áreas de beleza, gastronomia, informática, artesanato, atendimento, administração e hotelaria, entre outras.
Confira a lista completa de cursos:
- Artesanato I
- Atendimento ao Cliente
- Automaquiagem
- Auxiliar Administrativo
- Barbearia
- Bordado
- Conservas e Geleias
- Corte e Costura
- Corte e Escova
- Crochê
- Cuidador de idosos
- Culinária Básica
- Depilação
- Design de sobrancelha
- Empreendedorismo
- Empreendedorismo Gastronômico
- Estética Corporal
- Estética Facial
- Excel
- Flor de fuxico
- Higiene na manipulação de alimentos
- Informática Básica
- Jardinagem
- Macramê
- Manicure/Pedicure
- Modelagem
- Panificação Artesanal
- Penteados
- Petiscos e Porções
- Produção de mudas
- Recepção e reservas em hotelaria
- Salgados e doces para festas
- Usando o celular 60+
- Word
Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Júlio Balieiro, o programa vem se consolidando como uma importante ferramenta de inclusão social e profissional. “No ano passado, batemos recorde de inscrições e dobramos o número de formandos em relação aos anos anteriores. A orientação do prefeito Ricardo Silva é ampliar ainda mais o acesso à qualificação, criando oportunidades reais de aprendizado, autonomia e inserção no mercado de trabalho”, destacou.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 98161-6785.



