RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

CETRAS recebe maritaca apreendida em tentativa de venda ilegal

Ave segue internada sob cuidados intensivos; estado é considerado crítico

Foto: Divulgação

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) Morro do São Bento, da Prefeitura de Ribeirão Preto, recebeu nesta terça-feira (28) uma maritaca apreendida pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) durante uma operação no Centro da cidade.

O animal foi resgatado após tentativa de venda ilegal por uma pessoa em situação de rua e chegou à unidade em estado crítico de saúde, apresentando sinais de maus-tratos. A ave permanece internada no ambulatório do Centro.

“Estamos realizando todos os procedimentos médico-veterinários possíveis para tentar reverter o quadro da maritaca. O escore corporal está ruim, ela apresenta problemas respiratórios e uma fratura no membro traseiro esquerdo”, explica Alexandre Gouvea, responsável técnico pelo CETRAS Morro do São Bento.

A venda ilegal de animais silvestres configura crime ambiental, sendo enquadrada como tráfico e maus-tratos — infração sujeita a prisão e multa. Em casos de suspeita, a população deve acionar imediatamente a Polícia Ambiental (3996-0450/0459), a Polícia Militar (190) ou a Guarda Civil Metropolitana (153).

O CETRAS reforça seu compromisso com a preservação da fauna e o combate ao tráfico de animais silvestres, por meio do resgate, tratamento, reabilitação e devolução à natureza dos indivíduos aptos à vida livre.Desde a sua criação, mais de mil animais já foram atendidos pela unidade, e cerca de 700 retornaram ao seu habitat natural, contribuindo para a conservação da biodiversidade local.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS