De acordo com a Prefeitura de Ribeirão Preto, entre janeiro e outubro de 2025, 46 homens morreram por consequência do câncer de próstata em Ribeirão Preto. Em 2024, o município registrou 53 mortes pela doença.
Ainda segundo a pasta da Saúde, 124.005 homens procuraram atendimento médico no município, durante o mesmo período de recorte. Ainda segundo a administração, o número é inferior ao de mulheres adultas, que somaram 167.917 atendimentos no mesmo período.
Durante o Novembro Azul, a partir deste sábado (01), a Secretaria da Saúde anunciou que as unidades de saúde terão reforço na orientação sobre a saúde masculina e intensificação de exames de rotina, como medição de pressão arterial e avaliação de glicemia.
O Novembro Azul, campanha nacional criada para conscientizar sobre o câncer de próstata, ampliou o debate sobre prevenção e abordará também diabetes, hipertensão, obesidade e saúde mental. O objetivo é romper o estigma de que buscar ajuda médica é sinal de fraqueza.
Homens a partir de 40 anos são recomendados a realizar exames de rotina, como avaliação cardiovascular, glicemia e, quando indicado, PSA (Antígeno Prostático Específico) e toque retal.



