RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Com retorno de Bigodini sob protestos, Sessão aprova o Dia do Guarda Veterano e a Política de Proteção Social aos motoboys

Sessão Ordinária aconteceu nesta segunda-feira (03); Assista na íntegra

Sessão aconteceu nesta segunda-feira (03) | Foto: Reprodução TV Câmara

Durante a noite desta segunda-feira (03), os vereadores de Ribeirão Preto aprovaram em Sessão Ordinária o “Dia do Guarda Civil Veterano” e a Política de Proteção Social aos Motoboys do município.

A Sessão número 72 também marcou o retorno do vereador Bigodini (MDB) ao plenário legislativo, sob protestos,  mais de um mês depois do acidente ocorrido na zona Oeste de Ribeirão Preto.

O “Dia do Guarda Civil Municipal Veterano” foi apresentado pelo vereador Junin Dêdê (PL) e recebeu 20 votos favoráveis. Como definido, a data será celebrada, anualmente, em oito de outubro. O dia foi escolhido, de acordo com o político, por representar a data de criação da corporação, através da Lei Complementar Nº 369/94.

“A celebração da data tem como objetivo reconhecer, homenagear e valorizar o trabalho e a dedicação dos Guardas Civis Metropolitanos de Ribeirão Preto que, ao longo de suas carreiras, dedicaram suas vidas à proteção da população, à segurança pública e à defesa do patrimônio municipal”, diz o vereador.

Durante a data de homenagem, ainda segundo proposto pelo vereador Dêdê, a prefeitura poderá “promover ou apoiar eventos, palestras e atividades cívicas e culturais alusivas à data, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana e entidades representativas da categoria, visando à conscientização da sociedade sobre a relevância do trabalho desses profissionais”.

Sobre a Política de Proteção Social aos motoboys de Ribeirão Preto, também aprovado por 20 votos, o texto – apresentado por Danilo Scochi (MDB) – carrega princípios como a dignidade humana, a valorização e o respeito à vida, garantia ao trabalho digno, saudável e seguro, além da melhoria da mobilidade urbana.

O documento ainda propõe a promoção de ações orientativas e educativas de segurança no trânsito, destinadas a instruir os trabalhadores quanto às medidas de prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A garantia de proteção social e preservação da renda em casos de redução, permanente ou temporária, da capacidade laboral também é abordada no Projeto de Lei, além da disponibilização de pontos de apoio que garantam aos motoboys e entregadores das plataformas digitais acesso a equipamentos, bens, serviços e estruturas básicas ao exercício do direito ao trabalho decente, tais como, banheiros masculinos e femininos, água potável.

Também oferece seguros diante de sinistros sofridos pelos trabalhadores, que garantam proteção integral, considerando os riscos inerentes à atividade e suas consequências, além da implementação de um padrão de sinalização do trânsito para o tráfego de motocicletas, a denominada “Faixa Azul”, não exclusiva, com o objetivo de promover a organização visual do trânsito, garantindo a segurança viária.

Assista a Sessão Ordinária na íntegra:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS