Todos os dias, a população de Ribeirão Preto movimenta milhões de litros de água contaminada, como ao escovar o dente, dar descarga e lavar roupa, e caso essa água não receba um tratamento adequado, podem causar muita poluição ao meio ambiente. Ribeirão Preto foi a primeira cidade com mais de 500 mil habitantes a atingir a marca de 98% de esgoto tratado. Atualmente, são 130 mil litros de esgoto tratados por dia.
O esgoto da cidade, é matéria prima do trabalho da Ambient, que já estão a duas décadas cuidando da água. A empresa é responsável por coletar e tratar aquilo que a população descarta, um passo importante rumo a universalização dos serviços de saneamento.
“É importante para nós, ressaltar todo o trabalho que é desenvolvido pela Ambient, como uma conscientização para a população ao longo desse período de 25 anos de trabalho. Os avanços que nós tivemos nos índices de tratamento de esgoto para o município de ribeirão preto, consequentemente, diminuiriam as doenças provenientes da falta de saneamento e também promovendo a despoluição dos rios.” disse Paulo Roberto de Oliveira, CEO da Ambient.
“A água que nós devolvemos a ribeirão preto e consequentemente ao rio pardo, tem uma qualidade superior a água do próprio rio, então isso ajuda muito na oxigenização, na vida dos peixes, na fauna e a flora as margens do rio.” diz Paulo.
Confira abaixo a matéria completa realizada pelo jornalista Correa Junior para o Grupo Thathi de Comunicação.