Racismo no Brasil: “É muito dolorido para nós”, diz Elieser Pereira

Ele é educador social, produtor cultural, rapper e apresentador, participou do programa Mentoria Ribeirão de ontem (04) e desabafou sobre a questão no negro no Brasil

0

O homicídio de George Floyd, homem negro, em Minnesota, nos Estados Unidos, com a divulgação do vídeo que mostra um policial branco usando o joelho para asfixiá-lo causou imensa indignação.

Uma onda de protestos antirracistas, que começou nos Estados Unidos, ganhou o mundo. Com isto, as discussões sobre racismo e violência contra negros estão em pauta nas rodas de bate-papo e nos noticiários.

O Grupo Thathi repercutiu o tema no programa Mentoria Ribeirão 2020 da noite de ontem (04) com os seguintes debatedores: Gilberto Abreu, doutor em educação; Marcia Mendes, juíza federal do trabalho; André Luiz Silva, servidor público e advogado; Polyanna Sampaio Candido da Silva Santos, juíza do trabalho e Elieser Pereira, educador social, produtor cultural, rapper e apresentador.

“É muito dolorido para nós, para a juventude negra, porque nós negros somos pautados apenas no momento de violência”, disse Elieser Pereira que é negro e tem forte atuação em projetos sociais que envolvem jovens. Ele ainda complementa: “Eu acho que o debate tem provocado uma mudança na juventude”.

Já André Luiz Silva, servidor público e advogado, faz uma provocação: “A revolta que tá acontecendo hoje é das pessoas que cansaram desta violência que é estampada no jornal. Quem assiste este programa de hoje, não pode sair igual”.

Para acompanhar a repercussão do assunto, confira o programa na íntegra, acessando facebook.com/grupothathi