Confira a programação completa da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Pautada em torno do tema “Cotidianos poéticos: Do épico de Camões às batalhas de rua", a 23ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) acontece em 20 locais da cidade, a partir de 1° de agosto

Foto: Divulgação

A 23ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) vai movimentar a cidade entre os dias 1º e 11 de agosto, com o tema central “Cotidianos poéticos: Do épico de Camões às batalhas de rua”. A agenda completa da feira foi oficialmente apresentada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – instituição realizadora do evento – nesta sexta-feira (05).

O evento contempla cerca de 400 atividades distribuídas em 20 locais, entre salões de ideias, conferências, sessões de bate-papo com escritores premiados, espetáculos musicais, teatrais e circenses, oficinas, encontros com autores, lançamentos de livros, palestras e várias outras atrações.

“Sempre trabalhamos para entregar à população de Ribeirão Preto e região oportunidades diversificadas de atividades que privilegiam a literatura e a cultura de modo geral. De crianças a idosos, os visitantes encontrarão na 23ª FIL uma agenda diversificada e criativa, com espaço para reflexão de vários assuntos interligados”, destaca Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura.

Na proposta trazida para esta 23ª edição, a FIL convida os visitantes a uma imersão literária e artística plural durante 11 dias. De acordo com Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura e curadora da feira, a ampla programação pretende desvendar os desdobramentos da literatura e da humanidade nestes mais de 500 anos. “Do épico texto de Camões aos dias de hoje se destacam os cotidianos poéticos que podem ser vistos nos poemas de Ferreira Gullar, na literatura crítica de Sueli Carneiro, nas batalhas de rua dos slam. É este trajeto que pretendemos percorrer”, comenta.

Neste ano, a Feira Internacional do Livro também vai celebrar os 150 anos da imigração italiana e os 200 anos da imigração alemã no Brasil. A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, explica que a FIL está sendo preparada com um olhar múltiplo para as diversas vertentes da literatura e de manifestações artísticas. “Vamos manter nossa linha multicultural nesta 23ª edição, buscando atrair todos os perfis de leitores e elevar os índices de leitura do nosso país”.

Clique aqui e confira a programação na íntegra.

Homenageados

Os autores homenageados desta 23ª FIL são Ferreira Gullar (escritor, in memorian), Carlos de Assumpção (escritor), Perce Polegatto (autor local), Sueli Carneiro (autora Educação) e Janaína Tokitaka (autora infantojuvenil). O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, é o patrono do evento.

Sobre a FIL

A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição.

A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.