Conppac visita museus de Ribeirão e encontra acervo em estado de abandono

Museus guardam parte da história de Ribeirão Preto | Foto: Divulgação

Em vistoria realizada na última sexta-feira (20), autoridades do Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural), historiadores e servidores da prefeitura, encontraram o acervo da história municipal em total estado de abandono em dois museus do município.

A visita aconteceu no Museu do Café e no Museu Histórico, ambos instalados no campus da USP (Universidade de São Paulo), na zona Oeste do município.

“É de partir o coração o estado em que encontramos o acervo dos nossos museus Histórico e do Café”, inicia a manifestação do órgão de patrimônio cultural.

De acordo com o presidente do Conppac, o advogado Lucas Pereira, o Ministério Público deve ser notificado sobre tal condição dos artefatos históricos da cidade até quarta-feira (25).

Ainda segundo Pereira, em relato exclusivo ao jornalismo do Grupo Thathi, a visita foi anunciada dois dias antes, e a situação encontrada é gravíssima. “A botânica acompanha o acervo dos museus, e várias espécies foram subtraídas. Tem a plaquinha lá, mas cadê a planta?”, questionou.

Um levantamento inicial foi elaborado, e o caso deve ser investigado pelo Ministério Público. “Em breve, a sociedade civil, através do Conppac, deve acionar as autoridades responsáveis”, finaliza.

Acervo vive em estado de abandono | Foto: Divulgação

Secretaria da Cultura

Na íntegra, confira o posicionamento da Secretaria da Cultura sobre o caso:

“Sobre a restauração dos Museus Histórico e do Café e a construção de reserva técnica no local, a Secretaria da Cultura e Turismo informa que foram feitas duas reuniões nos dias 10/10 e 13/10, entre secretarias municipais, Conppac e empresa contratada para o alinhamento final do projeto, que será apresentado para apreciação dos conselheiros na próxima reunião do Conppac, no dia 30/10 (segunda-feira). Além disso, foi realizada uma visita técnica in loco do Conppac com membros da Secretaria no dia 20/10, para avaliar as condições de acervo e prédios, para melhor apreciação do projeto final.

Para além da parte arquitetônica, a equipe da secretaria esteve em Santos no último dia 16/10 para realinhar o diálogo com a Fundação Museu do Café, ligada ao Governo do Estado, para parceria técnica no desenvolvimento de um projeto de catalagoção, higienização, proteção e exibição do acervo museológico municipal”.

Fotos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS