Covid-19: Uso de máscara volta a ser obrigatório em serviços de saúde de Ribeirão Preto

Máscara cirúrgica ilustrativa | Foto: iStock

Com o aumento de casos de Covid-19 em todo o país, a secretaria municipal da Saúde de Ribeirão publicou no site oficial da pasta, orientação técnica sobre o uso de máscara em Serviços de Saúde para controle da disseminação do Coronavírus na cidade.

O documento expedido pela Divisão de Vigilância Epidemiológica explica que, nas últimas semanas, observou-se no município de Ribeirão Preto um aumento no número de notificações de síndrome gripal (SG) e da positividade dos testes realizados para detecção de SARS-CoV-2 denotando aumento da circulação viral e, consequentemente, da transmissão da doença.

O atual cenário mostra-se mais preocupante diante da comemoração de carnaval onde houve aumento da circulação de pessoas e da realização de eventos com aglomeração de indivíduos.

Sendo assim, considerando o cenário epidemiológico atual e com objetivo de diminuir a disseminação da doença e o impacto da covid-19 na saúde da população, a Secretaria orienta o uso universal de máscara facial nos serviços de saúde públicos e privados.

Reitera também a orientação quanto ao uso de máscara facial em ambientes fechados, com baixa ventilação e/ou com aglomeração de pessoas, especialmente, para pessoas acima de 60 anos de idade, gestantes e portadores de comorbidades ou imunossupressão.

Santa Casa

A Santa Casa de Ribeirão Preto informou que, devido ao aumento de casos de Covid-19 e outras doenças virais, retomou a obrigatoriedade do uso de máscara para todos os visitantes e acompanhantes durante toda a permanência nas dependências do hospital.

Desde o final de dezembro do ano passado, as internações por Covid-19 aumentaram consideravelmente, passando de uma média de 1 ou 2 por mês no último trimestre de 2023 para 16 casos em 2024.

Os funcionários também foram orientados a utilizar máscaras como medida preventiva para evitar a propagação de vírus entre os pacientes e colaboradores. Para procedimentos que gerem aerossóis, como intubação, aspiração e ventilação, os profissionais devem utilizar máscara N95, fornecida pela Instituição.

A Santa Casa reforça que a prevenção continua sendo a melhor forma de proteção contra a Covid-19 e outros vírus, e solicita a colaboração de todos para manter as medidas de higiene e distanciamento social. Destaca ainda a importância da vacinação atualizada como parte essencial na luta contra a propagação do vírus.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS