CPFL encontra gato de energia em três comércios de Ribeirão Preto e Cajuru

Com o objetivo de coibir a prática criminosa de fraude e furto de energia, a ação deve recuperar quantidade suficiente para abastecer cerca de 200 residências de médio porte por um mês

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foto: Divulgação

A CPFL Paulista, distribuidora que atende 234 municípios no interior de São Paulo, e as Polícias Militar e Civil, realizaram, nos dias 13 e 14 de maio, operações de combate à fraude e furto em Ribeirão Preto e Cajuru. A ação inspecionou uma padaria na Rua Pedro Restino, no bairro Orestes Lopes de Camargo, e um posto de gasolina na avenida 13 de maio, no Jardim Paulistano, ambos em Ribeirão Preto. Em Cajuru a ação foi em um posto no centro da cidade.

Os proprietários dos estabelecimentos foram detidos no ato da ação e conduzidos à unidade policial para responder criminalmente pelo delito. Além disso, precisarão quitar seus débitos com juros e correções monetárias para que a energia seja restabelecida.

A CPFL Paulista estima que a energia recuperada após a operação seja corresponde ao consumo de aproximadamente 190 residências médias, durante 30 dias. Se essa energia recuperada for convertida em tarifa de venda do serviço, ela representa cerca de R$ 30 mil, dos quais parte volta para os cofres públicos em forma de impostos (ICMS e PIS/Cofins) que não foram pagos e serão revertidos para benefício da população.

Crime

Fraude e furto de energia é crime. As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) também distribui para todos os consumidores, por meio das tarifas de energia elétrica, parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas as irregularidades.

“Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento”, explica o gerente de serviços comerciais da CPFL Energia, Pedro de Aro.

Consumidores que fazem “gato”, além de praticarem crime, também estão colocando as suas vidas e da população em risco. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.

Consumidores da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, pelo e-mail [email protected].