Do rei do futebol a homenagem para jornalista | Câmara aprova novos nomes para logradouros em Ribeirão Preto

Apresentado pela prefeitura, veto foi acolhido em decisão única durante sessão ordinária desta terça-feira (28); conheça quem são as personalidades escolhidas para representar os espaços públicos na cidade

0
Nova iluminação de Ribeirão começará pelos bairros periféricos
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal acolheu, durante sessão ordinária desta terça-feira (28), um veto do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), em primeira discussão, que reconhece e denomina os logradouros públicos municipais em Ribeirão Preto.

Se caracteriza como logradouro um terreno ou um espaço anexo a uma habitação, usado para serventia da casa, ou ainda qualquer espaço público comum que pode ser usufruído pela população e reconhecido pela administração da cidade, como largos, praças, ruas, jardins, parques, entre outros espaços municipais.

Conheça a história de cada das personalidades escolhidas pelo Projeto de Lei nº 25/2023, de autoria da Câmara Municipal, para nomear espaços públicos em Ribeirão Preto:

Glória Maria

Falecida no início de fevereiro, Glória Maria Matta da Silva foi uma jornalista, repórter e apresentadora de televisão brasileira com cinco décadas de carreira. Em suas reportagens, mostrou a cultura de mais de 100 países, e protagonizou momentos históricos do país.

Papa Bento XVI

O Papa Bento XVI foi o 265º papa da Igreja Católica e o primeiro a renunciar ao cargo em 600 anos. Falecido em 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos, Bento XVI atuou na Segunda Guerra Mundial e foi ordenado sacerdote em junho de 1951. Após a morte do Papa João Paulo II, em 2005, o cardeal foi eleito o novo papa da Igreja. Dessa forma, a partir do dia 19 de abril de 2005, assumiu o nome de Bento XVI. O religioso esteve no Brasil em 2007, quando participou da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

Rei Pelé

Edson Arantes do Nascimento foi um dos maiores jogadores de futebol de toda a história. Nascido em Três Corações-MG, Pelé conquistou três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, em 58, 62 e 70, além de vencer dois Campeonatos Mundiais pelo Santos Futebol Clube. Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA. Nesse mesmo ano, Pelé foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. De acordo com a IFFHS, é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, tendo marcado 765 gols em 812 partidas. No total foram 1283 gols em 1363 jogos (incluindo amistosos não-oficiais), um recorde mundial do Guinness.

João Augusto da Silveira

Nascido em Murici-AL, João Augusto da Silveira foi fundador da Igreja Adventista da Promessa. Suas palavras eram acompanhadas de amor, sabedoria e idoneidade. Nunca pensou em ser o maior pelo fato de ser o fundador, mas agia como servo submisso ao legítimo Senhor da Igreja e às suas ordenações presbiteriais.

Therezinha Rodrigues Rosa

Therezinha Rodrigues Rosa foi fundamental na fundação e desenvolvimento de empresas de assistência familiar da Região Metropolitana de Ribeirão Preto: a Prever Campos Elíseos e a Rede Ideal Assistência Familiar, hoje administradas pelos seus filhos e netos. Falecida em 20 de dezembro do último ano, Therezinha fundou também a funerária do bairro Campos Elíseos e o velório da Saudade, o qual ajudou a construir em meados de 1974.

Akef Kalil El Dib

O centenário Akef Kalil El Dib também será homenageado em Ribeirão preto. O comerciante do ramo de cereais nasceu no Líbano, e veio para o Brasil em 1947 como imigrante. Primeiro morou na cidade de Tambaú, onde tinha um irmão e primos. Em 1955, no entanto, veio para Ribeirão Preto, cidade na qual viveu até seu último respiro.