SUPERA PARQUE, um filho promissor de Ribeirão que já completa 20 anos
Você já ouviu falar do Supera Parque? Se não, vale a pena eu te contar esta história. O Supera Parque é um Centro Tecnológico daqui de Ribeirão Preto que reúne atualmente 72 empresas com base tecnológica e mais de 600 colaboradores. Gerido pela FIPASE (Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde de Ribeirão Preto), congrega forças da Universidade de São Paulo, da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Foi inaugurado em 2003, completando 20 anos em 2023. E pode-se dizer que se tornou motivo de orgulho para a nossa cidade.
A grande sacada deste projeto é que ele faz um link entre a Universidade de São Paulo, Centro produtor de conhecimento, com o Mercado, através de seus empreendedores. O Estado, na figura da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, oferece suporte financeiro a FIPASE, que gerencia o Parque. O Campus da USP ainda cedeu a área onde o Parque foi instalado. Mas embora o programa receba estes incentivos, as empresas participantes do projeto são responsáveis pela sua viabilidade financeira, o que deve ser obtido através da conversão dos seus projetos em negócios rentáveis.
As três Universidades do Estado de São Paulo são financiadas através do repasse de 9,57% do ICMS arrecadado. Este investimento público somente se justifica se houver de fato um retorno para a Sociedade. Além de formar pessoas, as universidades tem a missão de produzir conhecimento. E tanto conhecimento quanto pessoas só serão ativos capazes de produzir bons efeitos se conseguirmos construir conexões entre os propósitos das universidades e os da sociedade.
Estas conexões podem ter várias naturezas, mas no que se refere à Economia, a produção de tecnologia de ponta e a sua conversão em soluções capazes de ganhar escala no mercado são essenciais para o crescimento econômico. Neste sentido, o propósito do SUPERA Parque de articular conhecimento tecnológico com o entusiasmo empreendedor da iniciativa privada pode se configurar numa excelente estratégia para tornar a nossa Indústria novamente relevante. À medida que estas empresas crescem, geram conhecimento, tecnologia e mão de obra qualificada para impulsionar a economia.
Em certo sentido, a estrutura montada pelo Supera Parque democratiza o empreendedorismo tecnológico à medida que oferece estrutura logística e consultoria especializada para o desenvolvimento de boas ideias. Assim, qualquer pessoa que conceba uma solução inovadora pode se inscrever no programa. Caso seja aprovado, passa a integrar um Centro de Incubação, em que o empreendedor recebe auxílio para testar e desenvolver o seu projeto. Em se demonstrando viável, passa para a fase de incubação, onde recebe um suporte para transformar as inovações propostas em uma proposta viável de negócio. A próxima fase é a da Graduação, quando as empresas buscam a consolidação de suas Marcas no mercado.
Neste aniversário de duas décadas o Supera Parque está expandindo a sua estrutura através de uma nova área cedida pelo Campus da USP e com investimento em infraestrutura de 10 Milhões de Reais da PMRP. Neste novo espaço, empresas de Inovação Tecnológica poderão instalar suas estruturas em terrenos disponibilizados pelo Parque através de Contratos de Sessão Onerosa de Uso.
Os investimentos necessários para a construção e instalação ficarão por conta das empresas, que poderão ocupar o espaço por 20 anos, renováveis por mais vinte. Três empresas já fazem parte desta nova fase: A Lychnoflora (Soluções em Análises de Qualidade Físico-químicas), que já construiu o seu prédio, a Yosen Nanotechnology (Soluções em Nanotecnologia) e a In Situ Terapia Celular (Soluções em processos de cicatrização de alta performance). O mais interessante, as três empresas foram incubadas e desenvolvidas no Parque.
Iniciativas assim nos fazem concluir que o Brasil não precisa ser um país exportador apenas de Comodities. Temos aqui cérebros tão inteligentes quanto os de qualquer outro país. Temos empreendedores criativos com muita vontade de vencer. E se vencerem, não vencem sozinhos. Conquistamos todos um ecossistema de negócios capaz de gerar e distribuir renda e riqueza. Ribeirão Preto, através do Supera Parque, nos oferece um belo exemplo disto. Que seja inspiração para que continuemos em nossa vocação de sermos gigante!
Fabiano Corrêa
Economista, Psicólogo e Especialista em Investimentos