A startup ribeirão-pretana Educacross se apresenta no maior evento de inovação do Brasil e o maior evento de Startups do Mundo, a Web Summit Rio 2023, que acontece entre os dias 1º e 4 de maio, no Rio de Janeiro. O evento reunirá 20 mil pessoas, mais de 900 startups e mais de 500 investidores, além de participantes vindos de aproximadamente 100 diferentes países.
A Educacross, que desenvolve soluções inovadoras na área da educação, permite que crianças e adolescentes aprendam Língua Portuguesa e Matemática de forma personalizada e lúdica por meio de jogos gamificados. Desde que foi criada, em 2016, ela já impactou mais de 1 milhão de vidas e busca impactar 1 bilhão de pessoas nos próximos 30 anos.
Durante o evento, a empresa participará de uma competição que reunirá 42 das principais startups do mundo para batalhar no palco. Reginaldo Gotardo, CEO da empresa, explica que será a oportunidade de apresentar a tecnologia desenvolvida no interior de São Paulo e que já está presente em escolas de todos os estados brasileiros, além da Angola, para investidores e líderes.
“A Educacross tem revolucionado a forma com que os estudantes estão aprendendo Português e Matemática, tornando essa jornada muito mais divertida e prazerosa. Em um momento em que muito se fala sobre a influência que os games têm causado na vida das crianças, vamos mostrar como os jogos podem ser usados para promover o bem e como é possível se ter gosto pelos estudos sem que essa seja uma tarefa maçante”, diz.
Segundo Gotardo, a startup é impulsionada pelo desejo de mudar a educação, já que os alunos se formam tendo aprendido apenas o básico. “93% dos educadores acreditam que os estudantes saem com atraso da escola, principalmente, depois da pandemia. O Brasil está quatro anos atrasado no desenvolvimento educacional”, diz. “As pesquisas mostram que a educação muda a realidade das pessoas permitindo, inclusive, que elas deixem a linha da pobreza: as chances aumentam em 91% quando terminam o ensino básico”.
Plataforma
A plataforma desenvolvida pela Educacross utiliza a aprendizagem baseada em jogos (Game-based Learning) e inteligência artificial, gerando informações para que os professores consigam avaliar o desempenho coletivo e individual dos alunos. Essas informações revelam quais os pontos considerados fortes e fracos do aprendizado da criança e mostram quais ações pedagógicas são necessárias para otimizar e personalizar ainda mais a aprendizagem. Tudo isso em tempo real
As técnicas de gamificação criam experiências únicas que respeitam o ritmo de cada criança. Os jogos são atraentes e desafiadores, têm propósito e desenvolvem as capacidades cognitivas como a inteligência lógico-matemática e discursiva.