Nesta segunda-feira (19), a partir das 18h30, a Câmara de Ribeirão Preto realiza uma audiência pública para debater a instalação do Instituto Federal no município.
“O que a gente quer é educação pública, gratuita e de qualidade em Ribeirão Preto”, afirmou a vereadora Duda Hidalgo (PT), em vídeo publicado em suas redes sociais. Hidalgo também disponibiliza um abaixo-assinado a favor da instalação do IF na cidade.
O evento é aberto ao público, e quem não puder assistir presencialmente poderá acompanhar através das transmissões pelas plataformas digitais (Facebook e YouTube) da TV Câmara.
Promessa é dívida!
Em março de 2023, foi anunciada pela Prefeitura de Ribeirão Preto, durante entrevista coletiva, a instalação do Instituto Federal no município.
O anúncio do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) aconteceu em data seguinte à liberação da construção do Instituto por parte do ministro da Educação, Camilo Santana.
Desde então, a prefeitura passou a estudar o melhor local para abrigar a instituição, que oferecerá gratuitamente cursos técnicos, de bacharelado e de licenciatura. A definição do terreno para instalação do IF é a única exigência do Governo Federal.
Em reunião realizada em julho, o local de instalação do Campus do Instituto Federal no município foi novamente tratado. A Prefeitura fez a indicação de dois espaços: o terreno da antiga Cianê, localizada na região Norte e de um equipamento educacional localizado no Parque Ribeirão Preto, região Oeste.
“Todas essas sugestões, contudo, deverão ser analisadas em audiências públicas com toda a sociedade e passarão pelo crivo da Reitoria do IFSP”, afirmou Nogueira.
Sobre o IF
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSP é integrante.
Oferece uma gama de cursos gratuitos; 29 cursos técnicos, 15 de licenciatura e 19 de bacharelado em todas as áreas de atuação, de Humanas e Exatas.