Em discussão única, vereadores impedem sessões do Parlamento Juvenil no plenário da Câmara Municipal em Ribeirão Preto

De acordo com o presidente Franco Ferro (PRTB), “as modificações foram necessárias para evitar explorações de cunho político dentro do espaço público (plenário)”

0
Membros do Parlamento Juvenil durante reunião no plenário - Foto: Divulgação

Os vereadores da Câmara de Ribeirão Preto aprovaram, durante sessão ordinária desta terça-feira (28), a alteração do espaço político utilizado pelo Parlamento Juvenil em suas reuniões mensais. Antes, os encontros ocorriam no plenário, porém, a partir de hoje, a juventude política deve realizar seus atos no salão nobre da casa de leis.

A justificativa, de acordo com documento assinado pela Mesa Diretora, é “e é conferir a adequada gestão dos espaços para a realização de todas as atividades institucionais, inclusive preservando a programação do Parlamento Juvenil, que em algumas situações precisam cancelar suas atividades face aos compromissos do Legislativo, como audiências e reuniões públicas”, conforme apresentado no Projeto de Resolução.

Com exclusividade ao jornalismo do Grupo Thathi, o vereador e presidente da Casa de leis, Franco Ferro (PRTB), afirmou que o projeto aprovado na data de ontem não afeta em nada a rotina da câmara municipal, apenas transfere as atividades do parlamento juvenil para o salão nobre da Casa.

“As modificações foram necessárias para evitar explorações de cunho político dentro do espaço público (plenário)”, disse Ferro.

Em discurso durante a sessão ordinária, Franco Ferro justificou a decisão da casa. “Não dá para aceitar jovens sentando na mesa de um vereador que foi eleito pelo povo e fazendo vídeo esculachando o próprio vereador. Por decisão dos nobres colegas, até segunda ordem, (o Parlamento Juvenil) se afasta do plenário”, ressaltou o presidente.

Em contrapartida, a vereadora Duda Hidalgo (PT) ressaltou a importância do projeto e lamentou a retirada do grupo do plenário. “O Parlamento Juvenil, excelente projeto do ex-vereador Jorge Parada, meu colega de partido, representa um fundamental avanço na educação legislativa aos mais jovens e uma maior abertura da Câmara Municipal à sociedade civil. Infelizmente, este importante espaço perderá a estrutura que tinha para trabalhar e para cumprir com seus objetivos. A retirada do Parlamento Juvenil do Plenário descaracteriza os objetivos pedagógicos do projeto original”, disse com exclusividade ao Grupo Thathi.

“A decisão me traz descontentamento e defendo a reestruturação e fortalecimento do Parlamento Juvenil para que não seja perdido um instrumento tão interessante de acesso à cidadania aos mais jovens”, finalizou Hidalgo.

O que é o Parlamento Juvenil?

O Parlamento Juvenil é um órgão institucional da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, e funciona com a atuação de jovens estudantes do ensino médio no município. O objetivo é promover o diálogo entre os jovens dos países integrantes e incentivar o protagonismo entre os jovens.