A Prefeitura de Ribeirão Preto realiza, neste domingo (25), o projeto “Vem pra Nove Cultural”, que tem por objetivo promover atividades lúdicas, artísticas, culturais, esportivas, ambientais e educativas uma vez ao mês, sempre aos domingos, enquanto o local está passando pelas reformas e restauros necessários.
“A Nove de Julho é um patrimônio cultural riquíssimo da nossa cidade, que desperta a memória afetiva do ribeirão-pretano. Junto aos pares da Administração Municipal, faremos atividades em um trecho da avenida como plano piloto de ocupação cultural da avenida aos domingos. É uma integração que visa mitigar os efeitos das obras e trazer toda a memória da Nove de Julho à tona, com atividades diversificadas”, afirmou o secretário Pedro Leão, responsável pela pasta de Cultura e Turismo.
O primeiro evento acontecerá a partir de 9h às 12h, no trecho da Avenida Nove de Julho que compreende as ruas Visconde Inhaúma e Tibiriçá, e deverá envolver o poder público municipal, a iniciativa privada do entorno e atividades de economia criativa.
Nesta sexta-feira (16) a Secretaria da Cultura e Turismo promoveu uma reunião geral com as secretarias e autarquias municipais para definir detalhes do projeto de ocupação cultural da Nove de Julho.
A equipe da Coordenadoria de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da secretaria municipal da Saúde, confirmou a participação no evento.Serão prestados serviços de saúde à população, como aferição de pressão arterial e orientações sobre o tabagismo.
Importante informar que para evitar interferências nos valores da pressão arterial, recomenda-se:
1. Não estar com a bexiga cheia
2. Não fumar, consumir café ou bebidas alcóolicas nos 30 minutos anteriores
3. Não praticar exercícios físicos nos 60 minutos anteriores
“Cerca de 50% das pessoas com hipertensão não sabem que tem a doença e por isso não procuram tratamento. Por isso, ações como esta são de extrema relevância no cuidado da saúde das pessoas, “explica a coordenadora do programa, Adrielen Calixto.
Obras
As obras na avenida Nove de Julho começaram no dia 20 de junho de 2023. O primeiro trecho deveria ter sido entregue, mas apenas 8% foi realizado pela empresa Metropolitana, a primeira colocada no certame.
Por conta do atraso, o governo municipal, através da secretaria de Obras Públicas, rompeu o contrato com a empresa Metropolitana, e multou a construtora em R$ 2.861.442,58, referentes aos 10% do valor remanescente do contrato.
As obras de revitalização, reforma e construção do corredor de ônibus da avenida Nove de Julho vão passar por uma nova licitação, com processo obrigatório estimado em até 90 dias. O prazo foi determinado em dezembro, sem definição até o momento.
A empresa, segunda colocada no certame, RUAL Construções e Comércio S.A., convocada oficialmente na última semana, desistiu de assumir as obras, sem justificar o motivo.
A comissão de licitações do governo municipal já está elaborando os documentos da nova licitação, e o processo obrigatório deve ser concluído entre 60 e 90 dias. “Queremos abrir a licitação e liberar a ordem de serviço para a nova empresa concluir as obras da Nove de Julho, o mais rápido possível”, afirma o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.