Escola Municipal vai produzir energia elétrica por meio da captação de luz solar

Emef Dercy Célia Seixas Ferrari é a primeira a receber 50 placas fotovoltaicas, que produzirão cerca de 25 mil Watts; economia será de R$ 30 mil no ano

0
Foto: Guilherme Sircili

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB), acompanhado do secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, ativou na manhã desta quarta-feira (15), o sistema fotovoltaico da Emef Profª Dercy Célia Seixas Ferrari, que é a primeira escola municipal de Ribeirão Preto a produzir energia elétrica limpa.

Ao todo, foram instaladas 50 placas fotovoltaicas, que produzirão, em média, 25KW de energia fotovoltaica. A economia prevista, de acordo com o órgão administrativo, é de R$ 30 mil anuais e o retorno do investimento será em pouco mais de três anos.

“A instalação de placas fotovoltaicas para a produção de energia elétrica limpa é uma escolha consciente e sustentável, que contribui para a proteção do meio ambiente e para a mitigação das mudanças climáticas. Essa tecnologia é capaz de captar a energia do sol e convertê-la em eletricidade, sem gerar emissões de gases de efeito estufa ou outros poluentes”, pontuou o prefeito.

Nogueira ainda afirmou que, em uma data não especificada, outras escolas receberão os equipamentos de energia solar. “As próximas escolas municipais que receberão as placas são a Emef Raul Machado e a Escola de Educação Infantil Dr. Fábio Musa”, completou o tucano.

Placas Fotovoltaicas

Painéis solares fotovoltaicos, também chamados de placas solares fotovoltaicas, são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz solar. Estas células são, por vezes, chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz.

As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.