A Central de Monitoramento do Núcleo Postos Ribeirão Preto, associação independente que reúne 100 revendedores de combustíveis da cidade e região, detectou, nos últimos 15 dias, aumento médio acumulado de preços na ordem de R$ 0,30 centavos por litro de etanol, com origem nas usinas produtoras.
Confira as explicações de Fernando Roca, presidente da Associação Núcleo Postos Ribeirão Preto.
“Com isso, nos próximos dias a tendência é de que o preço do etanol, nas bombas, suba na mesma proporção de aumento que vier das distribuidoras. Como a safra ainda não começou em grande parte das usinas da região centro-sul e a demanda por parte dos consumidores continua alta, os estoques reguladores diminuíram. Desta forma, o preço acabou subindo”, analisa Fernando Roca.
Roca ainda aponta o início da safra 2024/2025 como fator para reduzir o preço médio do etanol, “Com o reinício da produção previsto para final de abril/início de maio, a oferta volta a subir e os preços começam a recuar até encontrar um ponto de equilíbrio”, diz.
Paridade
Com esta variação no valor do etanol, a Associação Núcleo Postos RP recomenda que o consumidor faça as contas na hora de abastecer.
“O etanol só é vantajoso se o preço do litro equivaler a, no máximo, 70% do preço do litro de gasolina. Se for acima desse percentual, compensará mais abastecer com gasolina. É importante sempre escolher um posto de confiança lembrando que nem sempre o combustível mais barato é o melhor”, finaliza Roca.