Hemocentro de Ribeirão Preto está com estoque 60% abaixo do ideal

Este mês é conhecido como Junho Vermelho, uma data para alertar e incentivar sobre a necessidade de doar sangue.

A campanha coincide com um período muito delicado nos cerca de 32 hemocentros espalhados pelo país, além de aproximadamente 500 serviços de hemoterapia, já que as doações estão em baixa. A principal necessidade do Hemocentro de Ribeirão é pelo sangue tipo O negativo. O ideal é manter um estoque de 72 bolsas, mas até a tarde de ontem (8), eles contavam com apenas 15 unidades.

Miriam Mendes Castanheira, gerente de captação do Hemocentro, informou que no início da pandemia do novo coronavírus, com a divulgação maciça da necessidade de doar, os estoques conseguiram se manter estáveis. Mas esta não é a realidade atual. “No início da pandemia, com muita divulgação, os doadores não se afastaram e o estoque se manteve estável. Hoje, talvez o receio da doença possa explicar a queda no número de doadores”, afirma Miriam Castanheira.

Mas ela garante que neste período, todos os cuidados estão sendo tomados para garantir mais segurança aos doadores e por isto não há motivo para evitar a doação. “Há limite no número de doadores por hora, as doações podem ser agendadas, todas as poltronas são higienizadas e há muito álcool em gel disponível”, enfatiza. Porém, há ressalvas para doação de sangue em relação ao Covid-19.

São considerados doadores inaptos para a doação, por um período de 30 dias, aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre. Quem teve contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, também devem evitar a doação. Para quem ainda tem dúvida sobre a importância da doação de sangue em tempos de pandemia, a gerente de captação do Hemocentro faz mais uma alerta: “Não é só a Covid, falta de sangue também mata”.

Em entrevista ao programa Alto Astral, Miriam Mendes Castanheira respondeu perguntas de telespectadores que são doadores e que no período da pandemia estão com muitas dúvidas. Confira no vídeo a seguir:

Seja um doador

Para ser um doador, é preciso apresentar bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos se for homem ou 51 quilos se for mulher. Homens podem doar a cada 2 meses e mulheres a cada 3 meses. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.

No ato da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto e os menores de idade precisam ter o consentimento dos responsáveis. Confira os endereços do Hemocentro e faça seu agendamento por telefone. Em Ribeirão Preto, são duas unidades: Posto de coleta – Rua Quintino Bocaiuva nº 470 – centro – Telefone (16) 3610-8929/3610-5822 Hemocentro sede – Rua Tenente Catão Roxo nº 2501 Monte Alegre – Telefone (16) 2101-9352/0800-979-604

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS