Luto no humor brasileiro: Juca Chaves, o menestrel maldito, morre aos 84 anos

Juca estava internado no Hospital São Rafael, em Salvador. Ele morreu em decorrência de problemas respiratórios

Jurandyr Czaczkes Chaves, conhecido apenas como Juca Chaves, um dos expoentes do humor brasileiro, morreu na noite deste sábado (25), no Hospital São Rafael, na cidade de Salvador, aos 84 anos. Segundo boletim médico, a causa da morte deveu-se a problemas respiratórios.

Juca era formado em música, com especialização em música erudita. No final dos anos 1950, iniciou a carreira compondo modinhas e trovas medievais. A ironia, elemento fundamental nas suas composições, notabilizou o seu estilo.

Crítico e bem humorado, Juca foi alicerçando a sua carreira oscilando a sátira política com a música. O seu show, Menestrel Maldito, foi um marco na história do humor e da música brasileira. Por ele, Juca foi consagrado como menestrel maldito, amado pelo grande público e odiado por aqueles a quem satirizava.

Foi preso diversas vezes, chegou a ser exilado durante o regime militar, vivendo por muitos anos em Portugal. Nos anos de 1980, voltou ao Brasil e foi apresentador de programas de televisão. Seus espetáculos lotavam os teatros e Juca chegou a criar a própria gravadora, a Sdruws Records.

Em 2006 foi candidato ao senado pelo estado da Bahia, mas não chegou a ser eleito. No entanto os jingles que compôs para a sua campanha fizeram história nas campanhas políticas brasileiras.

Era casado com Yara Chaves e deixou duas filhas, Maria Morena e Maria Clara.

O corpo de Juca Chaves será cremado na tarde deste domingo (26).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS