Metas financeiras para crianças

Confira a opinião da colunista Carla Carvalho Magalhães

0

Uma meta financeira mesmo que de longo prazo, como por exemplo, economizar para comprar um carro, é um grande exemplo par ajudar seus filhos a construírem suas próprias metas. Explique como pretende alcança-la, qual valor precisa guardar, o que precisará diminuir nos seus gastos cotidianos para economizar.

Agora defina uma meta de curto prazo com ele. Exemplo: -Coloque metade do dinheiro que ele ganhou dos avós, dos pais, aniversário, de algum tipo de mesada caso tenha, em uma conta de poupança inicialmente para aprendizado.

Agora ajude seu filho a manter e acompanhar essa conta, isso ajudara ele a saber do seu progresso, e ter maior motivação para alcança-la.
Metas familiares com motivação e planejamento transformam e ensinam a todos.

Trabalhar com metas é importante para promover vivência na criança.

Dar mesada sem educar não resolve nada, mais fácil falar sobre dinheiro sem tabus com as crianças.
Dizer que não tem dinheiro para comprar algo tbm não educa. Mas dizer que tem outras prioridades financeiras no momentos sim.

Dar presentes caros todo tempo também pode ser um erro. Ajudar a criança a planejar e ter paciência de esperar até conseguir o valor, educa muito mais.

Educar financeiramente uma criança não é apenas sobre números. Mas é ensinar a ser grato por tudo que possui.

Metas são uma excelente forma de introduzir um novo hábito em todas as áreas. Crianças devem ser incentivadas a ser pessoas melhores, seja sendo cortês e gentil com os vizinhos, seja ajudando em casa ou arrumando o próprio quarto. Todo esse senso de organização, educação e planejamento, moldam a criança para se tornar um adulto comprometido com suas metas seja elas financeiras ou não.