Mpox: Oito casos estão confirmados em Ribeirão Preto, diz prefeitura

Prefeitura destaca que nenhum caso está relacionado à nova cepa do vírus

Foto: Agência Brasil

Oito casos de varíola símia, conhecida por mpox, estão confirmados em Ribeirão Preto, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura Municipal. Os números são de 2024 e foram atualizados em 28 de agosto.

Conforme levantamento, todos os doentes são do sexo masculino, e a maior parte (cinco) está na faixa etária entre 20 e 29 anos. Dez condições suspeitas foram denunciadas neste intervalo etário, e cinco foram descartadas.

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Saúde, afirmou que não há óbito decorrente da doença na cidade. Confira a manifestação da pasta na íntegra:

“A Secretaria Municipal da Saúde informa que, até o final do mês de agosto, foram confirmados 8 casos de mpox neste ano. Destacamos que nenhum desses casos está relacionado à nova cepa do vírus.

Entre os meses de junho, julho e agosto, tivemos apenas 5 casos suspeitos notificados e investigados, sendo que destes, 2 casos foram confirmados e 3 casos descartados. Até o momento, não houve registro de óbitos pela doença. Importante ressaltar que os indivíduos que apresentarem sinais e sintomas sugestivos da doença devem procurar serviço de saúde para avaliação médica.”

Prevenção

A principal forma de proteção contra a mpox é a prevenção. Assim, aconselha-se a evitar o contato direto com pessoas com suspeita ou confirmação da doença. E, no caso da necessidade de contato (por exemplo: cuidadores, profissionais da saúde, familiares próximos e parceiros, etc.), utilizar luvas, máscaras, avental e óculos de proteção. 

Pessoas com suspeita ou confirmação da doença devem cumprir isolamento imediato, não compartilhar objetos e materiais de uso pessoal, tais como toalhas, roupas, lençóis, escovas de dente e talheres, até o término do período de transmissão.

Lave regularmente as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel, principalmente após o contato com a pessoa infectada, suas roupas, lençóis, toalhas e outros itens ou superfícies que possam ter entrado em contato com as erupções e lesões da pele ou secreções respiratórias (por exemplo, utensílios, pratos).

Lave as roupas de cama, roupas, toalhas, lençóis, talheres e objetos pessoais da pessoa com água morna e detergente. Limpe e desinfete todas as superfícies contaminadas e descarte os resíduos contaminados (por exemplo, curativos) de forma adequada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui