Na UPA Norte, pacientes com suspeita de pneumonia dividem espaço com trabalho de pintura; confira o vídeo 

Conforme denunciado, o serviço de pintura foi realizado sem qualquer cuidado de isolamento ou transferência dos pacientes

Foto: Reprodução

Vídeos enviados pela acompanhante de uma paciente da UPA Norte, cuja identidade será protegida por sigilo, flagram o momento em que profissionais raspam as paredes durante o processo de pintura de uma sala ocupada por pacientes com sintomas de pneumonia.

Ainda conforme a denunciante, a ação foi realizada sem qualquer cuidado de isolamento ou transferência dos pacientes com problemas respiratórios. Os profissionais também não faziam o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

As imagens são de quinta-feira (27), quando a mãe da mulher denunciante deu entrada na UPA Nelson Mandela, localizada no Adelino Simioni, depois de ter passado por outros atendimentos médicos sem diagnóstico do problema. A mulher apresentava tosse, fraqueza e chegou a sofrer desmaios.

Nas imagens amadoras, pacientes em coma aparecem acompanhados por um grupo de profissionais que raspam as paredes da ala em questão, sem qualquer medida de proteção aos doentes. O assunto foi tratado pelo jornalista João Carlos Borda, durante o programa Thathi Cidade. Assista na íntegra.

Desta vez, o corpo médico competente da UPA, após a realização de um exame raio-x, descobriu que a mulher está com pneumonia grave. Os dois pulmões da paciente estão prejudicados.

Diante da constatação, a mulher foi transferida para o hospital Santa Lydia na sexta-feira seguinte, e segue na unidade de saúde até o momento.

O jornalismo do Grupo Thathi tentou contato com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto. A pasta afirmou não saber do problema, mas prometeu que irá apurar o caso.