Natal deve puxar alta de 13% a 16% nas vendas de dezembro

Cenário econômico positivo do segundo semestre de 2022 consolidou o otimismo também para a Black Friday, que deve impulsionar as vendas de novembro entre 5% e 7%

Calçadão de Ribeirão Preto, um dos principais pontos comerciais do município - Foto: Arquivo Grupo Thathi

O SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região, e a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, projetam crescimento de 13% a 16% nas vendas de Natal desse ano, na comparação com o mesmo período de 2021 quando a alta foi de 11,4%. É o que aponta o levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelas duas entidades. O ticket médio deve variar entre R$ 150 e R$ 200.

Segundo Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV, alguns fatores importantes justificam esse otimismo. “Além do bom desempenho do Varejo local e regional, ao longo desse ano, a inflação e o desemprego estão em queda, e o Auxílio-Brasil injetou grande volume de recursos na economia, no segundo semestre. Desta forma o consumidor teve alguma recuperação do seu poder de compra e tudo isso reforça a tendência de que as vendas de Natal serão melhores em 2022”, analisa.

Ainda de acordo com o pesquisador, as vendas do Varejo de Ribeirão Preto tendem a ficar acima da média nacional, pelo fato de a cidade ser um grande polo regional de consumo. “Milhares de moradores de cidades da macro-região fazem suas compras aqui, em busca de uma maior variedade de produtos e promoções, e ainda aproveitam para fazer um passeio em família”, explica.

Roda da Economia

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil, as vendas de Natal desse ano devem levar 118 milhões de brasileiros às compras, com um ticket médio de R$ 132. Cerca de R$ 67 bilhões devem ser injetados na economia.

De acordo com a pesquisa, os mais lembrados na hora de presentear serão os filhos (62%), o(a) companheiro(a) (45%) e a mãe (41%). Entre os itens mais comprados, 57% afirmam que pretendem comprar roupas, 38% calçados, 36% perfumes/cosméticos, 34% brinquedos e 21% acessórios.

O estudo também revela que 82% dos consumidores pretendem realizar compras em lojas de rua, lojas de departamento e em shopping center. E 50% pretendem fazer alguma compra também pela internet.

Black Friday

Em Ribeirão Preto e região, a Black Friday, realizada sempre na última sexta-feira de novembro (nesse ano será no dia 26), deve impulsionar o crescimento das vendas na ordem de 5% a 7%, acima da alta de 3,3% registrada em novembro de 2021. “A Black Friday coincide com o período de pagamento da primeira parcela do 13o salário e hoje é considerada a ‘primeira onda’ das compras de fim de ano. O consumidor costuma aproveitar as promoções para garantir parte dos presentes de Natal, pagando menos. Também é preciso lembrar que a Copa do Mundo, que vai de novembro e até perto do Natal, também será um estímulo ao consumo”, finaliza Diego Galli Alberto.

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