Em menos de três dias, Ribeirão Preto vai ganhar seu primeiro túnel, instalado numa das regiões de maior trânsito da cidade. Passando por baixo da Nove de Julho, a obra começa na Independência e termina na Presidente Vargas, unindo as três avenidas que, até o momento, não “conversam” diretamente entre si, exigindo que os motoristas façam retornos pelos bairros do entorno para transitar de uma via a outra. Com o túnel José Bonifácio, o trânsito vai passar a fluir sem interrupção neste trecho, por onde transitam 98 mil veículos e 15 mil passageiros de ônibus todos os dias.
Porém, mais do que unir as três importantes avenidas, a obra tem um papel ainda mais relevante para o programa de mobilidade urbana que a prefeitura está implantando na cidade desde 2017: os corredores do eixo Norte-Sul e os do eixo Leste-Oeste se cruzarão neste trecho. Assim, o túnel será responsável por unir todos os pontos cardeais da cidade.
Somente o eixo Norte-Sul, que vai da avenida Mugnatto Marincek até o Ribeirão Shopping, conta com uma faixa exclusiva para ônibus de 21 km. Distância maior que a percorrida entre Ribeirão Preto e Cravinhos. Já o eixo Leste-Oeste, que também cruza com o túnel, terá uma extensão de 19 km, passando por 23 bairros entre uma ponta e outra (o final da Avenida Luis Galvão César, na zona Oeste, até a Presidente Kennedy, do lado Leste da cidade).
Com 381 metros de extensão, o equivalente a quatro quarteirões, o túnel José Bonifácio terá mão única: os veículos entrarão pela Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, e sairão na Presidente Vargas, na altura da rua João Penteado. A ampla pista – que dará espaço para um veículo por vez – permitirá que as duas curvas internas sejam feitas com conforto e segurança, garantindo perfeitamente a fluidez do trânsito.
Para o percurso inverso, da Presidente Vargas para a Independência, o motorista percorrerá a via externa, na parte de cima do túnel, mas com a diferença de que agora fará isso diretamente, passando automaticamente da primeira avenida para a segunda, sem necessidade de retornos pelas ruas marginais. O mesmo valerá para os ônibus. Em ambos os sentidos, eles circularão em corredores exclusivos, do lado externo do túnel.
A engenheira Denise de Mattos Venegas, uma das técnicas responsáveis pela obra, explica que seria inviável construir duas pistas no túnel, já que para isso seriam necessárias as desapropriações dos prédios do entorno. “Tal medida implicaria em muitos milhões de reais para cobrir o valor dos imóveis do entorno, além de exigir anos de ações de desapropriação, invabilizando a obra.
O mesmo se daria se o túnel fosse substituído por um viaduto, que exigiria a desapropriação de alguns imóveis e “afundaria” os andares mais baixos de outros. “O projeto previu todas essas questões, além de testes prévios que comprovaram a fluidez do trânsito presente”, afirmou.
Denise ainda esclarece que a passarela interna do túnel, cercada por gradis e seguindo as diretrizes de largura universais, não será destinada a pedestres. “Trata-se apenas de uma passarela de emergência, para trabalhadores e pessoas que por ventura tenham que entrar ou sair a pé no túnel”, enfatizou.
O túnel será inaugurado pelo prefeito Duarte Nogueira e demais autoridades no dia 7 de setembro, quinta-feira que vem, às 10 horas.
Os números do Túnel José Bonifácio de Andrada e Silva ‘Patriarca da Independência’:
Um (01) jardim suspenso instalado sobre a obra (praça Salvador Spadoni)
Uma (01) passarela de segurança com gradis na área interna
Duas (02) claraboias para ventilação e iluminação naturais
Três (03) avenidas interligadas pela obra – Independência, Nove de Julho e Pres. Vargas
Sete (07) de Setembro de 2023 (data da inauguração)
119 luminárias dentro do túnel
381 metros de extensão (cerca de quatro quarteirões), sendo 178 metros de área fechada
742 mudas de árvores, sendo 232 plantadas no entorno da obra e 510 doadas ao Horto
4.727 m³ de concreto e 361 toneladas de aço
19.000 usuários de ônibus passarão todos os dias no local
48.000 veículos circularão diariamente pelo trecho